Aprovadas contas do ex-prefeito José Arnaldo em última sessão do ano

0
1052

E votação do projeto que delega competências aos secretários municipais fica para 2018

 

Votação: O ex-prefeito José Arnaldo acompanha os trabalhos da Casa

A última sessão do ano (segunda-feira, 18) foi marcada pela votação versus aprovação das contas (exercício 2012) do ex-prefeito José Arnaldo Brito Magalhães. Dos oito vereadores votantes, apenas o vereador José Magno (PCdoB) votou a favor do parecer técnico do TCE-MA, que pedia a desaprovação das contas.

Pedido este que se baseou em era falha documental, sendo que o gestor à época no referido exercício, conforme consta no relatório do Tribunal, aplicou todos os percentuais de acordo com o que prevê a Lei, logo as contas de gestão, no que concerne à numerário foram aprovadas pelo Tribunal, sendo que não foi constatado naquele período nenhum prejuízo ao erário público municipal. E ao pedir em seu parecer a desaprovação das contas, o Tribunal foi no mínimo incoerente.

Dando seguimento às discussões foi posto em votação e aprovados dois projetos: o do Fundo Municipal de Saneamento Básico e do Conselho Municipal de Saneamento Básico. O Fundo será constituído por receitas oriundas de recurso provenientes de órgãos da União ou do Estado vinculados à política Nacional de Saneamento Básico; transferências de recursos do orçamento do município; recursos resultantes de doação do setor privado, pessoas físicas ou jurídicas; rendimentos eventuais, inclusive de aplicações financeiras dos recursos disponíveis e de fundos Estaduais e Federais, inclusive orçamentários do Estado e da União.

Um terceiro projeto seria posto em votação, que dispõe sobre a delegação de competências aos secretários municipais, no que se refere à contratação e execução orçamentária e financeira. Mas foi protelado para o ano que vem, sob a alegação dos parlamentares de que o projeto chegou muito próximo à sessão e não houve tempo suficiente para a devida leitura e análise.

Também foi votada em segundo turno a Lei Orgânica do Município; Regimento Interno e Código de Ética Parlamentar.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAções transformadoras de Hildo Rocha alcançam mais cinco povoados de Buriticupu
Próximo artigoIndicadores Sociais do IBGE atestam “Mais Fracasso” do governo Flávio Dino
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.