Câmara de Lajeado Novo aprova por unanimidade os 60% do Fundef

0
957

Dos nove vereadores, seis compareceram à sessão e votaram a favor dos professores.

60% do FUNDEF vira pauta da Câmara: O corrido deu-se após o prefeito, Raimundo Barros, negar pagar Raimundo Barros, negar o pagamento de forma integral aos profissionais da Educação.

Nesta segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Lajeado Novo, município, distante de Imperatriz 140 km, aprovou por unanimidade os 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), depositados em conta, e que virou motivo de polêmica na cidade. Dos nove vereadores, seis compareceram à sessão itinerante e votaram a favor dos professores.

Os 60% do Fundef virou pauta da Câmara, após o prefeito do município, Raimundo Barros, negar o pagamento de forma integral aos profissionais da Educação. A sessão estava lotada, tanto de professores, quanto do público em geral, e foi acompanhada, também, pela Federação dos Trabalhadores do Ensino e do Serviço Público do Maranhão (Fetpespusulma).

“Fazemos este acompanhamento desde 2009, quando o processo estava só com três anos, agora são nove anos. Esse precatório, vários municípios do País já receberam, ou seja, 60% para os professores. Aqui no Maranhão, muitos prefeitos não querem passar o benefício para os professores. Querem destinar para a Educação, mas não respeitam os direitos do professor. Muitos são contra os professores receberem esse dinheiro. Mas, através da Justiça Federal, obtivemos ganho de causa, dos 60%, sendo separados dos 40%”, explica a presidente a Fetpespusulma, Eurami Reis, lembrando que Lajeado Novo é um dos 12 municípios do Maranhão contemplados com recursos precatórios do Fundef. “Nós não vamos abrir mão deste recurso para que seja repassado para os professores”, enfatiza.

A luta no plenário da Câmara Municipal é para que os 60% dos mais de R$ 7 milhões, que já estão em conta, que sejam destinados aos professores, no período compreendido a quem trabalhou de 1998 a 2006. Carla Cristina Félix de Oliveira, presidente dos Servidores Municipais de Lajeado Novo (Siteesplan), comemorou o resultado da aprovação da emenda pelos vereadores.

“Quero agradecer aos vereadores que votaram, porque eles decidiram nossa vida, hoje. Estamos lutando (por esse dinheiro) há 10 anos. Mas hoje, chegamos à conclusão que esse direito é nosso. E nós lutamos pelos 60%, e foi isso que aconteceu aqui hoje. A gestão não se pronunciou favorável aos professores. Então, a Câmara tomou a frente para que pudesse acontecer essa emenda, colocada na Lei Orçamentaria 2018, para que os professores possam receber os 60%, que é um direito nosso”.

Lajeado Novo é o primeiro município dos 12 primeiros do Estado a despontar para receber os precatórios do Fundef, cujo um total de R$ 7 milhões e duzentos mil reais. A quantia já está em conta, com previsão de desboquei para o próximo ano. “O que aconteceu aqui hoje, foi exatamente os vereadores assegurarem ainda mais o nosso direito, que são os 60% destinados aos professores”, completa a Carla Cristina.

Quem também comemorou o resultado da votação em plenário foi a professora Irisnalda Maria Alves da Silva. “Na verdade, eu já tinha certeza de que os vereadores iriam votar a vapor dos professores, porque como eles mesmos disseram, nós, professores fazemos a Educação. E, eles sabem que enquanto professores nós fazemos a transformação da sociedade. E, eles (vereadores) fazem com que a lei seja cumprida. É um direito nosso, de todos os professores do Brasil que trabalharam nessa época, entre 1998 a 2006”.

Marinalva Ribeiro, que é presidente do Sindicato da Educação de São João do Paraíso, cidade vizinha de Lajeado Novo, fez questão de acompanhar a votação de perto. “Isso é muito importante, porque pode servir de base nas outras Câmaras de Vereadores dos outros municípios, como eles devem conduzir. É um direito nosso, e a Câmara só estar reconhecendo esse direito, e dando ele a quem de fato é, que é o professor”, comemorou.

Fonte: Imirante.com com adaptações da Gazeta OnlineG
COMPARTILHAR
Artigo anteriorHildo Rocha diz que governo Dino está atolado em esquemas de corrupção
Próximo artigoComunidade Leite ganhará quadra esportiva viabilizada por Hildo Rocha
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.