Câmara dos deputados realiza Sessão Solene em homenagem aos Profissionais da Administração

0
931

A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (11), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Administração. A solenidade foi realizada por iniciativa dos deputados federais Hildo Rocha (PMDB/MA) e Izalci Lucas (PSDB-DF). Os parlamentares compuseram a mesa solene juntamente com o presidente em exercício do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha; o presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Adm. Udenir de Oliveira Silva; o Diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Adm. André Luís Saoncela; o Diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Adm. Rogério Ramos; e da Diretora da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos, Adm. Sônia Ferraz.

  Hildo Rocha: Acima com demais colegas parlamentares. Abaixo, recebe homenagem do Conselho Federal de Administração

A sessão contou, ainda, com a presença dos presidentes dos CRAs, Conselheiros Federais, além de professores e estudantes de Administração de várias faculdades de Brasília. Os deputados federais Janete Capiberibe (PSB-AP), Mauro Pereira (PMDB-RS) e Cristina Almeida (PSB-AP) também prestigiaram a homenagem. 

Administrador de formação, Hildo falou do orgulho em fazer parte da categoria. Tomado de satisfação e orgulho por fazer parte dessa categoria, parabenizo os administradores e administradoras pelo nosso dia”, declarou o parlamentar. 

Rocha fez um breve histórico do surgimento da profissão no Brasil. “A data, oficializada pela Lei nº 12.967, de 2014, alude ao dia em que foi regulamentada a profissão de administrador: 9 de setembro de 1965. “Naquela época, a profissão já se encontrava consolidada em alguns países, mas ainda era nova no Brasil. Foi apenas em 1946 que a Universidade de São Paulo (USP) passou a oferecer o curso de Administração. Em 1952, surgiu a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), no Rio de Janeiro e, em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), ambas ligadas à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essas prestigiosas instituições atendiam, então, às demandas de um acelerado crescimento econômico, ligado à industrialização que começava a ganhar força País, destacou o parlamentar. 

De acordo com o deputado, a regulamentação da profissão de administrador, na década de 1960, veio num contexto de crescimento acentuado das grandes empresas. Naquele modelo de desenvolvimento econômico, crescia a complexidade dos negócios, que passavam a enfrentar novas necessidades e desafios.  “Os administradores, donos de competências que se tornavam cada vez mais relevantes, passaram a ser indispensáveis para o bom funcionamento tanto das empresas privadas quanto dos órgãos do serviço público”, enfatizou Rocha.

As transformações e desafios do mercado e do setor público também foram lembradas pelo parlamentar. “Surgiram novas necessidades e, junto a elas, evoluíram os antigos padrões e técnicas; desenvolveram-se novas formas de gerir recursos, novos procedimentos, novas tecnologias. Os administradores – cuja formação acadêmica fornece as habilidades técnicas e relacionais necessárias para estar sempre a par das inovações e sempre preparados para vencer os desafios – estiveram presentes na criação de soluções ao longo de todas essas décadas de avanços e retrocessos”, destacou o deputado. 

Relevância

Rocha disse que em situações de crise, como a que atualmente o Brasil vivencia, evidencia-se com maior clareza a relevância do papel desempenhado pelos profissionais da administração. O deputado lembrou que tanto no setor público quanto nas empresas privadas, a necessidade de cortar gastos e reduzir os custos operacionais se impõe. “Nesse cenário de escassez de recursos, a recuperação da economia baseia-se também em uma gestão competente, capaz de promover racionalidade organizacional. E é aí que o papel dos administradores ganha ainda mais importância. Assim, rendo homenagens a esses profissionais, com a certeza de sua enorme relevância para o País. Parabenizo ainda aos milhares de estudantes que estão se formando para exercer essa profissão, com augúrios de que possam aplicar suas habilidades para o crescimento de um País que se recupera”, finalizou Hildo Rocha. 

Homenagem do CFA

Ainda como parte das comemorações, o Conselho Federal de Administração (CFA) entregou ao deputado Hildo Rocha uma placa de agradecimento pela realização da Sessão Solene alusiva ao dia dedicado à categoria e por outras iniciativas do parlamentar em prol do aprimoramento da profissão.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAnthony Garotinho é preso pela PF, diz jornal
Próximo artigoGoverno do MA lança Programa Mais Empregos em Fortaleza dos Nogueiras
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.