Campanha de doação de sangue em FN atinge meta esperada pela Secretaria de Saúde

2
357

ASPECTO DOAÇÃO DE SANGUE1

Salvar Vidas: Um ato de amor. Doadores.

DOANDOOntem, o dia foi dedicado à solidariedade. Muitas pessoas foram mobilizadas a doar sangue, externado assim um ato de amor, que culmina no salvamento de vidas.

Cerca de 200 pessoas foram cadastradas, sendo que deste total, apenas 109 estavam aptas a doar. A meta eram 100 bolsas.

A subsecretária de saúde, Izana Barros, ratificou que a equipe do hemomar (Balsas) “gostou muito do serviço aqui, porque a gente teve uma estrutura para oferecer; fizemos o convite, fomos atendidos pela população e atingimos a meta”.

Izana corrobora que doar sangue “é um ato de solidariedade”, pois “quando estou doando sangue, eu estou salvando vidas mesmo sem saber quem são elas. Quando eu faço a doação, posso está salvando minha própria vida, porque hoje ou amanhã eu não sei se eu vou precisar”.

Com esta campanha, Fortaleza dos Nogueiras agora é parceira do hemomar, já dispondo de uma cota lá. Isso significa dizer que, quando um paciente do município precisa de sangue, não haverá preocupação porque já esta disponibilização no banco do hemomar – Balsas.

Para a realização da campanha o município oferece a estrutura física, divulgação e alimentação, mas o pessoal que trabalha é da hemomar, bem com o material utilizado na coleta.

A subsecretária afirma que haverá outras campanhas de doação ode sangue no município e reconhece que o mês de julho não é tão bom para a doação. “Eu acho que a gente poderia ter coletado muito mais, se fosse me um outro mês que não tivesse festas. Tanto que já solicitamos, que ano que vem, a gente vá para o mês de setembro, que não tem muita badalação aqui na cidade”.EQUIPE DO HEMOMAR

Em volta de Doadora:  Subsecretária Izana Barros, ao lado de Rosélia Fernandes (enfermeira coordenadora da Atenção Básica); médica do Hemomar, Dra. Sheila (à esquerda) e demais membros da equipe Hemomar.
Dra. Sheila também trabalha no PSF do povoado Altos.

 

 

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPrefeito e médico Dr. Lahésio atende várias pessoas todas as sextas-feiras no hospital Amâncio Coutinho
Próximo artigoMissão Calebe em Fortaleza dos Nogueiras deve ficar até dia 29 do mês
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.