CCJ aprova projeto de Hildo Rocha que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba meu boi

0
756

Projeto de Lei 4364/2016, do deputado federal Hildo Rocha, que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba meu boi, foi aprovada por unanimidade nas comissões em que tramitou: Cultura e de Constituição e Justiça. “São Luis tem uma ligação histórica com a cultura do Bumba meu boi. Hoje, a capital do Maranhão é onde existe a maior quantidade de grupos de Bumba meu boi, por isso que apresentei a proposta”, explicou o parlamentar.

Rocha ressaltou que a festa do Bumba Meu Boi, é uma tradição que se mantém desde o século 18. “A história do Bumba meu boi é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes na região no período colonial. Somente na cidade de São Luís existem mais de cem grupos de dessa manifestação folclórica”, destacou.

De acordo com o parlamentar, a capital maranhense concentra o maior número de grupos de Bumba meu boi do país, algo em torno de 100.000 “brincantes”. “São Luís, que orgulhosamente celebra essa grande manifestação cultural, na qual se misturam fé, festa, arte, devoção, crenças, mitos, alegria, cores, dança, música e outros elementos, merece receber a denominação de Capital nacional do Bumba Meu Boi”, argumentou Hildo Rocha.

Tramitação

A proposta seguirá para o Senado, onde será apreciada em duas comissões. Se aprovada será remetida para sanção do presidente Michel Temer.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHildo Rocha defende encontro de contas na quitação de débitos previdenciários dos municípios
Próximo artigoVereador Antônio Félix cria projeto de lei para cultivo da planta crotalária, que tem efeito repelente
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.