Criador da internet teme a perda de todas as nossas memórias digitais no futuro

477
4739

Todos os documentos e imagens que temos guardados em nossos computadores podem se perder com o tempo. Esta, no momento, é a maior preocupação de Vint Cerf, um dos pais da internet e atualmente vice-presidente do Google. Em entrevista à BBC, o ícone da grande rede acha que esse problema pode acontecer na medida que hardwares e softwares, atuais e já ultrapassados, tornem-se obsoletos.

f7f8d4d7-0de9-45b4-aed6-79a2ee2c8f36

Cerf teme que as próximas gerações disponham de pouco ou nenhum registro do século 21 enquanto a humanidade adentra o que ele chama de “idade negra” do mundo digital. Segundo sua teoria, nossas fotos de família e documentos importantes de trabalho, salvos em arquivos digitais na nuvem ou em HD, correm risco de extinção porque, com o constante avanço da tecnologia, podem se tornar “invisíveis”.

“Eu me preocupo muito com isso”, disse o veterano à BBC. “Velhos formatos de documentos que criamos ou apresentações podem não ser lidas por novas versões de software porque a compatibilidade retroativa nem sempre está garantida”.

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorBarack Obama é flagrado tirando foto com o ‘pau de selfie’
Próximo artigo“Pessoas como ela são alicerces para que o melhor da moda não morra!”
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.