De volta os trabalhos da Câmara de vereadores de FN

189
1496

Presidente da Casa alertou que o primeiro papel do vereador é cumprir o regimento interno

MESAMesa: Prefeito Aleandro Passarinho, Maria José, Antônio Félix, Renato Arruda e vice-prefeito Júnior da Socorro.

“Farei meu trabalho pautado em ações simples e resultados eficazes, sem gerar falsas expectativas”, disse o presidente da Casa.

Foram duas sessões, a solene e a ordinária, como já é de praxe ao iniciarem-se os trabalhos do legislativo municipal de Fortaleza dos Nogueiras, após a leitura da bíblia por Zé Maria (o Gordo), seguida de uma oração. A primeira sessão foi bem rápida, contou com discursos breves do vereador João Fernando Coelho dos Santos – Túlio (PTB) e do vereador José Magno (PCdoB) de enaltecimento e desejo ao prefeito Aleandro Passarinho ali presente, que faça um bom governo.

A ordinária começou com a aprovação unânime de um requerimento que muda o dia de realização das sessões ordinárias para segunda-feira às 19 horas. Na verdade, voltar para o que era antes, conforme diz o regimento da Casa, lido pela vereadora Maria José (PSD). Haverá como antes, reuniões nas quartas e sextas-feiras durante o dia.

PÚBLICO

Muitas pessoas assistiram à sessão de anteontem (06) e praticamente todos os vereadores fizeram uso da palavra, exceto o vereador Renato Arruda (PRP), que preferiu o silêncio à fazer qualquer comentário. Ao contrário do vereador de primeiro mandato Carlos Zoel (PP) que disse ser “contra o sistema político”. “Não só daqui, mas do país inteiro”. E enfatizou: “Muitas vezes sobe-se numa tribuna dessa e passa-se coisas para o eleitor que não é verdade. E nesses quatro anos que me deram oportunidade, falarei a verdade. Não vou subir aqui para fazer tipo um teatro, que não é a realidade. Esta, é completamente diferente”. Pediu ainda transparência e falou sobre o ato de dupla personalidade a que a maioria dos políticos é portador. “Eu tenho um nome a zelar. Não são quatro anos que eu vou ficar aqui, que vai fazer eu mudar minha personalidade. (…). Eu quero transparência. Um homem é um homem e o político é um político, dividido em dois, não é assim. Eu acho que ele [o político] tem de trazer para cá o que realmente ele é”.

GESMAR-EDIMAR-CAZOELVereadores – Gesmar Nogueira, Edimar Dias e Carlos Zoel: “Eu tenho um nome a zelar, não são quatro anos aqui que fará eu mudar minha personalidade”. Abaixo, Joilma, Magno e Túlio. 

JOILMA-MAGNO-TÚLIO

O prefeito Aleandro Passarinho (PDT) ao usar a palavra chamou atenção para a questão das falácias, tão comum e prejudicial no meio político, sobretudo em cidades do interior. Ele explicou que antes de levar adiante uma estória, é preciso que esta seja passado nos crivos das três peneiras, remetendo-se a um ensinamento do filósofo Sócrates. E argumentou: “Um país, um Estado, um município só consegue desenvolver com diálogo. Vamos conversar! Por mais absurdo que seja a estória, por mais verdadeiro, que você pensa que seja, mas procure aquela pessoa, certamente a história é de outra forma”.

“O mandato político dessa gestão vai começar oficialmente somente em abril”, diz o prefeito. Uma outra forma de dizer que pode haver mudanças na estrutura administrativa. “Esses primeiros 90 dias é o período de adaptação, de ver o que está certo ou errado. O que está certo permanece, o que está errado pode mudar. Ninguém é perfeito. Ninguém sabe de tudo, somos eternos aprendizes em nossa vida. Quem não comete erros, falhas? E disse uma frase reflexiva: “A pessoa que não muda, o mundo a faz mudar. Ou você muda pela lógica ou muda forçado”.

Passarinho falou ainda sobre uma ligação do deputado federal Aluísio Mendes, que lhe garantiu uma emenda para o que a cidade mais precisa no momento. Ao que o prefeito prontamente respondeu: asfalto. Ambos ficaram de encontrar-se no sábado próximo, em São Luís.

Sobre a questão de água, que é uma insistente problemática em Fortaleza dos Nogueiras, falou sobre uma reunião que teve com os vereadores tratando a respeito da necessidade de se colocar em funcionamento o SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), criado em 2010. Todos concordaram que é necessário esse sistema entrar em ação. “O povo não pode esperar uma semana, quinze, vinte dias quando a bomba queima e, nas circunstâncias que se encontra hoje, se queimar, vai ter de esperar esse tempo”, esclareceu Aleandro. Para que tal problema seja resolvido é preciso entrar em funcionamento uma empresa tal qual SAAE.

 O presidente da Casa Antônio Félix Costa Barros (PSL) disse que fará seu trabalho “pautado em ações simples e resultados eficazes, sem gerar falsas expectativas”. E lembrou que prefeito e vereador “têm a missão de enviar e implantar políticas públicas que melhore a qualidade de vida das pessoas; cumprindo as leis, debatendo os temas importantes e verificando as ações ligadas à Saúde, Segurança, Infraestrutura, e aquilo que diz respeito ao cidadão”.

E corroborando com o que falou Carlos Zoel disse que “a política e o político não são iguais. É possível ser político e ser honesto”. Alertou também que o primeiro papel que o vereador deve fazer “é cumprir o regimento interno”. Vamos trabalhar nos duzentos e poucos artigos dele”.

Ainda fizeram uso da palavra; o vice-prefeito Júnior da Socorro e a assessora jurídica da Casa, Renata.

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorBanco do Nordeste traz condições para quitação de dívidas
Próximo artigoSenado: CCJ inicia trabalhos com Lobão na presidência e Anastasia como vice
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.