Dia de finados bastante concorrido em FN

17
1245
ENTRADA DO CEMITÉRIO
DEVOTOS: VÁRIOS ADENTRAM O CEMITÉRIO PARA HOMENAGEAR ENTES QUERIDOS

Hoje durante todo o dia a movimentação foi intensa rumo ao cemitério local. Uma multidão dirigiu-se para prestar homenagem aos seus entes queridos que partiram para um outro plano.

A tradição de pôr velas para quem já não está mais entre nós é uma prática constante para os católicos no início do mês de novembro de todos os anos.

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 d.C. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

No Brasil, o costume de rezar pelos mortos foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

FONTE: CACP – MINISTÉRIO APOLOGÉTICO COM ADAPTAÇÕES DA GAZETA ONLINEG

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDe cada 4 brasileiros, 3 temem ser assassinados
Próximo artigoMotorista perde controle de veículo e vai de encontro a um muro
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.