Dia de finados bastante concorrido em FN

17
551
ENTRADA DO CEMITÉRIO
DEVOTOS: VÁRIOS ADENTRAM O CEMITÉRIO PARA HOMENAGEAR ENTES QUERIDOS

Hoje durante todo o dia a movimentação foi intensa rumo ao cemitério local. Uma multidão dirigiu-se para prestar homenagem aos seus entes queridos que partiram para um outro plano.

A tradição de pôr velas para quem já não está mais entre nós é uma prática constante para os católicos no início do mês de novembro de todos os anos.

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 d.C. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

No Brasil, o costume de rezar pelos mortos foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

FONTE: CACP – MINISTÉRIO APOLOGÉTICO COM ADAPTAÇÕES DA GAZETA ONLINEG

 

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorDe cada 4 brasileiros, 3 temem ser assassinados
Próximo artigoMotorista perde controle de veículo e vai de encontro a um muro
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.