Em primeira Sessão Itinerante da Câmara de FN vereador Cazoel aponta irregularidades em reforma de escola

0
1055

A localidade Altos, foi o povoado de estreia da reunião, a qual foi bem interativa. Após a explicação da vereadora Maria José (PSD) sobre o papel da Casa, com leituras de requerimentos, indicação e projeto de Lei, começou o debate com a comunidade, que clamava sobretudo, por água; além da estruturação física para escola com muro e quadra poliesportiva.

Em relação a estruturação da escola, a comunidade reivindicou o melhoramento e/ou feitura das estradas, para que os carros que fazem o transporte escolar na localidade cheguem até a residência dos discentes. Em relação a água, a comunidade pede uma solução, porque há um poço, mas em propriedade particular, e assim o povo não está podendo usufruir da água.

Cada reivindicação foi tomada nota pela mesa diretora da Casa, que se comprometeu em levar tais pedidos ao gestor municipal.

Aspecto da comunidade: Extremamente atenta às explanações dos vereadores

Todavia o ápice da sessão itinerante, foi a fala do vereador Carlos Zoel – Cazoel (PP), que dentre outros assuntos, chamou atenção da comunidade para a reforma da escola Artur Coutinho. O parlamentar de posse das planilhas, que trazem toda a descrição de como se processou a reforma, deixou a comunidade estarrecida quando citava os itens descritos e se dirigia ao povo presente perguntando se determinado item descrito na planilha estava de fato feito e/ou reformado no estabelecimento de ensino.

O parlamentar pediu que a vereadora Maria José (PSD) lesse os itens da planilha. “Placa de obra em chapa de aço galvanizada”, dizia o primeiro item, ao que Cazoel perguntava à comunidade: “Vocês, viram alguma placa aqui com o valor e a empresa que ia fazer?”. E a comunidade respondia uníssona: “Não”. A vereadora então leu o valor de “955 reais”, que deveria estar elencado na placa, segundo os parlamentares. “955 reais por esta placa”, bradava o vereador Cazoel. “Vocês viram ela aqui? ”, perguntava. “Não”, respondia a comunidade. “Sabe porque não botaram a placa? Para não dizer o valor da obra”, corroborou Cazoel.  E ainda acrescentou: “Quando sair uma reforma dessa vou trazer a planilha para a comunidade ficar cobrando o que eles botoram; o que tem de ser feito com o dinheiro de vocês”

A vereadora Maria José seguiu para o segundo item. “Abolição de revestimento: reboco”, informava a parlamentar mediante o descrito na planilha. “Tiraram algum reboco dessas paredes? ”, perguntava Cazoel. Momento em que o secretário de Infraestrutura, Ribamar Pereira (Riba Rico) quis intervir. Mas o vereador Cazoel não permitiu, dizendo: “Você falou eu não disse nada”. Por que o secretário já havia feito uso da palavra. “Foram 65 metros de reboco que foi derrubado”, leu a vereadora informando o valor de “477 reais por tal serviço. Novamente o vereador perguntava se este item tinha sido executado, mas a comunidade respondia negativamente.

E assim a parlamentar seguiu lendo sobre os itens da planilha e o vereador perguntando à comunidade se o que estava descrito realmente teria sido realizado. Para quase todos os itens a comunidade respondia negativamente, conforme vídeo abaixo.

Em vídeo abaixo, faz suas explanações acerca do transporte escolar.

O vereador Renato Arruda (PRP) ao iniciar sua fala cumprimentou os demais presentes e o ex-prefeito Eliomar Nogueira, também presente à sessão. “Meu ex-prefeito, meu prefeito Eliomar Nogueira”. “Hoje com esse portal da transparência está melhor para a gente fiscalizar o município, todo mundo tem acesso”, diz o vereador. “Para roubar está ficando difícil”. E informou: “Vamos fiscalizar todos os colégios; já tem uns 6 ou 8 que eu fiscalizei; encontrei umas irregularidades e, o prefeito me disse que vai mandar arrumar”. Ao que o vereador Cazoel respondeu: “Eles arrumando, tá bom”.

Ribamar Pereira – Secretário de Infraestrutura: “Eu dei um prazo de trinta dias para ele concluir”, referindo-se ao responsável pela obra. 

O secretário de infraestrutura em resposta ao que Cazoel falou sobre as escolas disse que “achou bonito quando ele [vereador] falou que participou de 95% das licitações que foram feitas em Fortaleza, com certeza as coisas…[andaram bem]. Quando foi feita a licitação para estes colégios, as reformas; uma empresa entrou cobrando quatrocentos e noventa e poucos mil reais e a outra ganhou com duzentos e setenta e pouco. O que aconteceu? Eles começaram a fazer o serviço, o dinheiro não deu. E você [referindo-se ao vereador] um dia disse para mim: eles têm direito de fazer um aditivo”.

Ele seguiu falando sobre o que a empresa realizou em reforma de outras escolas no município, que não estavam na planilha.

Também falou que “estas calçadinhas aqui”, referindo-se à escola Artur Coutinho. “Estavam todas arreadas, foram feitas; agora o dinheiro não deu. O que ele fez? [responsável pela obra]. Correu para fazer um aditivo, porque o recurso acabou” e enfatizou: “Ele está esperando para fazer um aditivo, botar cerâmica…”.

O secretário também falou sobre a escola da localidade Piaçaba que “as divisórias eram de compensado”. “Fomos lá, tiramos; fizemos uma divisória, botamos porta, foi feito”. Ele também explicou que o Colégio São Raimundo Nonato não vai ser reformado agora, “porque estava inadimplente do governo Zé Arnaldo, em se tratando de umas trocas de portas”.

E referindo-se mais uma vez à escola Artur Coutinho o secretário informou que “o engenheiro fez o orçamento: falta isso, e isso…”. e arrematou: “Eu tenho ofício cobrando da empresa. E dei um prazo de trinta dias para ele concluir”.

Ainda esteve presente à sessão a Controladora Geral do Município, Franciscléia falando sobre a feitura de documentos na prefeitura municipal, tais como: Carteira de Trabalho, Identidade, Reservista etc.

Também fez uso da palavra o Subsecretário de Agricultura, Ernanes falando sobre ações da pasta.

Presente à sessão o ex-prefeito Eliomar Nogueira elogiou a iniciatiiva da Casa.

 

Todos os presentes parabenizaram a sessão itinerante, que foi uma iniciativa partindo de um requerimento do vereador Edimar Dias (PHS). Mas nem ele, nem o vereador Magno (PCdoB), tampouco o vereador João Fernando – Túlio (PTB) e Joilma Santos (PSDC) não participaram da sessão.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCrimes cibernéticos: projeto que fixa punição por disseminação de informações falsas está próximo de ser aprovado
Próximo artigoReforma tributária terá impacto positivo na geração de empregos, afirma Hildo Rocha
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.