Em visita a FN Gastão Vieira ratifica que professor têm direito a 60% do valor dos precatórios do Fundef

0
1148

Na ocasião ex-presidente do FNDE lança pré-candidatura a deputado federal

Gastão (ao centro) em chácara da ex-vereador Branca (primeira à direita): Ladeado por Juarez Fernandes; presidente da Câmara, Antônio Félix e a vereadora Maria José. À esquerda – vereador Gesmar Nogueira, Alaércio e vereador Carlos Zoel.

Ele tem uma extensa bagagem em seu currículo. Recentemente, até o final do ano passado foi presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação); Ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff; além de ter sido secretário de Planejamento e Educação nos governos de Roseana Sarney. Foi eleito deputado federal nos anos 1998, 2002, 2006 e 2010. Naquele ano, foi o mais votado do Maranhão com mais de 134 mil votos. Alguém com esse cabedal, só poderia mesmo ter o nome Gastão Dias Vieira.

O político, que também é advogado esteve hoje em Fortaleza dos Nogueiras visitando sua amiga, ex-vereadora Maria de Fátima Fernandes (Branca) e, demais lideranças do município; os vereadores Carlos Zoel, Gesmar Nogueira, Maria José e o presidente da Câmara, Antônio Félix.

Em conversa com o portal Gazeta OnlineG, Gastão, que é pré-candidato a deputado federal, lamentou a ausência da ex-primeira dama Catarina, falecida ano passado. “Eu tenho muitos amigos aqui em Fortaleza, pessoas que partiram muito cedo, como a Catarina, que era uma grande amiga minha, a quem eu rendo todas as homenagens. No mais, falar com a vereadora Maria José, minha amiga fraterna; ex-vereadora Branca, que me recepciona aqui com este almoço e demais amigos que compartilharam essa mesa aqui comigo”.

Cumprimentos: Irmã Claudete e Gastão Vieira

E, acentuou mais uma vez a discussão quanto a quem cabe o direito de parte dos precatórios do Fundef. “Esses precatórios só existem, porque se refere a uma questão do Fundeb, que disciplina a partição dos recursos educacionais do nosso país. O Fundeb diz que o bolo de recursos será utilizado exclusivamente em educação e, que este bolo de recursos, 60% obrigatoriamente, deverá ser utilizado na remuneração do professor em efetivo exercício em sala de aula e 40% nas outras despesas da educação; a não ser que alteraram a lei do Fundeb, ou que o juiz na sentença tenha dito, que eu duvido muito. Eu creio que a decisão mais correta e mais sensata é que os professores tenham direito a uma parte desse recurso e, se seguir a lei do Fundeb, a 60% de todo esse dinheiro”.

Leitura de mão: Gastão brinca com os pequeninos do Vida Nova.

Gastão Vieira quando deputado federal viabilizou verbas de suas emendas para Fortaleza dos Nogueiras, que culminaram em obras importantes para o município, como: Construção de Creche no padrão Proinfância (bairro Vila Lêda); construção de quadra de esporte (Escola Marcelino Machado); aquisição de transporte escolar nos anos de 2009 e 2010; calçamento de vias urbanas; aquisição de mobiliário escolar e apoio ao Programa Vida Nova.

Em seu mandato no Ministério de Turismo autorizou empenho de recursos para pagamento pela CEF (Caixa Econômica Federal) da Praça Israel Nogueira (Praça da Matriz) e construção da praça próximo à quadra Gonzaguinha. 

Entrevista à Rádio Cidade FM

Gastão frisou mais uma vez acerca dos precatórios, defendendo que parte do recurso deve ficar para os professores. Ele também se comprometeu em buscar em São Luís mais informações a respeito e colocou-se a disposição da classe.

Programa Vida Nova

Sentindo-se em casa, completamente à vontade, Gastão brincou com as crianças do Programa Vida Nova; visitou as dependências do prédio e ouviu a história de como surgiu a iniciativa de fundar a instituição.

Na ocasião irmã Claudete, diretora do Programa elogiou o trabalho do vereador Carlos Zoel quando dirigia o ônibus da instituição. Ela disse que sempre quando ele trazia algum problema, já trazia junto a solução. Gastão o cumprimentou cordialmente por isto. (Foto).

Trocas de aperto de mão cordialmente: Gastão dirige-se ao vereador Carlos Zoel

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBrasileiro se diz cauteloso ao gastar, mas não planeja
Próximo artigoSessão da CVFN discute reforma de escolas e transporte escolar. Mas à baila, saúde de FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.