Fortaleza dos Nogueiras terá sindicato dos trabalhadores da construção civil

5
939

SINDICATOExplicação: Presidente do STIC PACOA fala sobre as vantagens de ser associado 

A segunda reunião aconteceu hoje à tarde de Centro Cultural de Educação Sócio Profissional Miguel Dell’Acqua e pelo entusiasmo dos participantes da palestra com o presidente do STIC PACOA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Construção Pesada, Artefatos de Cimento e Obras de Arte do Sul do Maranhão) a instalação de uma delegacia aqui, em breve será realidade.

“O nosso objetivo é associar um grupo de trabalhadores para que a gente crie uma delegacia e assim o sindicato tenha essa representatividade aqui”, explicou João Silva Sousa, presidente.

A sede do STIC PACOA é em Balsas, mas abrange os municípios de Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas, Riachão, Feira Nova, Loreto, Sambaíba, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba.

Todo trabalhador que faz parte da construção civil pode se associar. Aí incluem-se, dentre outros, o pedreiro, pintor, encanador, eletricista, soldador, armador, servente.

Os associados têm benefícios como: assessoria jurídica, assistência médica, odontológica. “Primeiro o sindicato é um órgão jurídico para defender o trabalhador. Além da fiscalização da obra, do tratamento dispensado ao trabalhador”, acrescentou Silva. “Há uma contribuição irrisória para o associado, que é de 1,5% do salário mínimo. Hoje está em torno de 14 reais, ou seja, duas cervejas”, (risos).

COMPARTILHAR
Artigo anteriorChamada pública para aquisição de produtos da agricultura familiar em FN
Próximo artigoEm visita à Fortaleza dos Nogueiras deputado Hildo Rocha garante benefícios ao município
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.