Hildo Rocha diz que área da refinaria deveria ser transformada em Distrito Industrial

0
610

“Já que a Petrobras não vai mais implantar, pelo menos agora, a refinaria no município de Bacabeira o governo do estado deveria utilizar aquela grande área para a instalação de novo Distrito Industrial”. A ideia foi defendida pelo deputado federal Hildo Rocha em entrevista ao radialista Geraldo Castro, da Rádio Mirante. “Nós sabemos que muitas indústrias não podem ser instaladas na ilha de São Luís, por vários motivos. Então, essa seria uma forma de fazer bom uso da imensa área que está abandonada, sem nenhuma utilidade”, disse o parlamentar.

Hildo Rocha destacou que o município de Bacabeira possui todas as condições necessárias para a instalação de grandes empresas. “O município tem energia em abundância, porque a oferta foi ampliada como parte do projeto da refinaria; a região tem muita água; tem mão de obra e agora, com a duplicação da BR-135, o transporte para o porto do Itaqui ficou fácil, seguro e com preço baixo. Então, seria uma forma do governo fazer bom uso do terreno que já está preparado, com drenagem e toda a terraplenagem feita.  Encontra-se, portanto, em condições ideais para a instalação de vários tipos de indústrias. Para isso, basta apenas fazer o loteamento e atrair empresas que irão contribuir para o fortalecimento da economia regional e gerar milhares de empregos”, argumentou Hildo Rocha.

Indústrias de beneficiamento

Para Hildo Rocha, não faz sentido deixar uma área tão valiosa sem aproveitamento enquanto o Estado precisa atrair empresas para gerar empregos. “Não adianta ficar sonhando porque a própria Petrobrás já disse que não irá construir a refinaria agora, pois a mesma não tem dinheiro para investimentos. Então, o governo estadual deveria facilitar a instalação de indústrias de transformação para agregar valor às matérias primas como a soja porque estamos vendendo a produção totalmente in natura. Assim, poderíamos transformar a soja em centenas de produtos”, explicou.

Mercado garantido

O deputado lembrou que o maior fornecedor de soja para China é o Brasil. “A base de consumo alimentício daquele país é baseada, quase toda, na soja. Nós somos os maiores fornecedores de soja para a China e também para outros países da Ásia. Mas, estamos perdendo oportunidade de criar milhares de empregos em nosso Estado e gerar riqueza, industrializando parte da soja que é exportada. Diminuir as taxas no porto, modernizar os serviços portuários no Itaqui e criar atrativos fiscais para industrias, também ajudarão a atrair diversas industrias para Bacabeira”, destacou Hildo Rocha.

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaia diz que intervenção no Rio é ‘última opção’ e suspende reforma da Previdência
Próximo artigo“A política é muito dinâmica”, afirma ex-deputado federal Gastão Vieira
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.