Implantada UTC com solenidade de entrega em Fortaleza dos Nogueiras

9
2867

Secretário de Segurança fez entrega aos representantes das 4 cidades que serão cobertas

ENTREGA DAS CHAVESAs chaves: Secretário Jefferson entregando para o vice-prefeito Júnior, tendo ao lado o presidente da Câmara Antônio Félix e vereador Gesmar Nogueira. À direita o major Rogério, sargentos e coronel Pereira

O evento aconteceu no prédio da Câmara Municipal e contou com a presença dos representantes dos municípios que serão atendidos com a UTC (Unidade Tática das Cidades), que cobrirá Fortaleza do Nogueiras, Nova Colinas, Feira Nova e São Pedro dos Crentes.

Fizeram uso da palavra e/ou estiveram presentes o delegado regional Fagner; sargento capelão do 4º BPM e o vice-prefeito de Feira Nova, Rosy.

PORTELA
Secretário Portela (Foto abaixo): “Essa é uma  unidade nova para um trabalho novo”, sobre a UTC

O presidente da Casa Antônio Félix (PSL) abriu os trabalhos e o sargento Iroilton deu continuidade como mestre-cerimônia.

O vice-prefeito Júnior da Socorro disse da satisfação com a UTC, mas reforçou o pedido de uma viatura própria. “Especificamente aqui para a nossa cidade. É um pedido que já foi feito três vezes e, estamos aqui para reforçar; continuaremos aguardando e, de preferência o mais rápido possível. Estamos satisfeitos sim com a UTC, mas não deixaremos de lutar pela excelência dos serviços públicos [do Estado aqui]”.

A UTC é composta de uma viatura e 13 policiais militares devidamente armados sob o comando do major Rogério. “Esse projeto surgiu na secretaria de segurança pública em conjunto com a política militar, para que naquelas regiões estrategicamente vulneráveis possamos ter uma equipe fortalecida, que possa atender não apenas uma cidade, mas uma área”, diz o Coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante geral da polícia militar.

PÚBLICO

Público: Comparecimento em massa

Em Fortaleza dos Nogueiras foi lançada a 6ª UTC, sendo que o projeto prevê o lançamento de 20. As próximas serão na cidade de Paraibano e Zé Doca.

O Secretário de Segurança falou por cerca de 40 minutos às autoridades presentes e ao povo, que compareceu em massa, lotando o prédio da câmara municipal de vereadores.

“Essa unidade é nova para um trabalho novo”, enfatizou o secretário de segurança Jefferson Miller Portela. “Ela fará o patrulhamento noturno entre as 4 cidades. Isto é importante porque é controle real notadamente para um tipo de criminoso que queremos afastar do Maranhão, que é o assaltante de banco”. E disse que “as pessoas fazem uma leitura errada da constituição” em se tratando de segurança pública. “Está escrito lá no artigo 144 que segurança é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Todos não excluem ninguém, pelo contrário, passa responsabilidade coletiva para todo mundo: o cidadão que não é policial, a professora, o médico, gestor municipal, todos nós temos responsabilidade para coma segurança pública”.

VIATURAViatura da UTC: Patrulhamento moderno para cobertura em quatro cidades circunvizinhas

Após a solenidade de entrega o secretário reuniu-se internamente com vereadores, vice-prefeito Júnior da Socorro e demais representantes das outras cidades, que serão cobertas pela UTC e tratou de assuntos relacionados à maior presença do Estado em relação aos serviços de segurança em se tratando da contrapartida financeira que os municípios arcam para com o policiamento local.  Objetivo é zerar, num futuro breve, a contribuição pecuniária do município para com o Estado.

Antes de seguir viagem Portela dirigiu-se ao hospital municipal para uma visita rápida ao prefeito Aleandro Passarinho – hospitalizado após passar por uma cirurgia de apendicite.

SECCREÁRIO VISITA ALEANDROEm visita ao prefeito: Secretário Jefferson, Gesmar Nogueira, Antônio Félix. À esquerda vice-prefeito Júnior, coronel Pereira e delegado Fagner. No centro prefeito Aleandro Passarinho
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSuíço promove curso de eletricista em Fortaleza dos Nogueiras
Próximo artigoPrefeito Aleandro Passarinho submete-se à cirurgia de apendicite em Fortaleza dos Nogueiras
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.