Missa do Vaqueiro e Cavalgada vêm se consolidando como uma das mais concorridas do Sul do MA

3
769

Evento destaca-se pela pacificidade, organização e número de participantes

CAVALGADA ASPECTO2

ALEANDRO FAZ PRECES
Rezando: Prefeito Aleandro faz suas preces

Já em sua 15ª edição a tradicional Missa do Vaqueiro, seguida da cavalgada percorrendo algumas das principais ruas do centro e do bairro Área Avançada, atrai todos os anos inúmeras pessoas, dentre vaqueiros e demais participantes das cidades circunvizinhas, além dos que preferem ocupar as calçadas e assistir ao evento, no qual Naldo Aboiador, Juarez Fernandes e Iramar, animavam sobremaneira com as todas em versos improvisados.

Logo cedo da manhã a missa foi celebrada pelos Padres Rogério e Francisco Eliúde , assistida e rezada em coro por vaqueiros e autoridades municipais. Prefeito Aleandro Passarinho (PDT) e a primeira dama, Neuracy Martins – presentes à missa, também louvaram o Menino Jesus – Padroeiro de Fortaleza dos Nogueiras, cujo festejo é em sua homenagem.

A missa contou também com as toadas de Ari Quelé, Raimunda Carneiro e um poema recitado por Laésio Arruda, irmão da ex-primeira dama, Lucidalva Arruda.ASPECTO MISSAMissa do Vaqueiro: Devoções ao santo Menino Jesus – padroeiro de Fortaleza dos Nogueiras 

Passarinho avaliou como bastante “positiva” a festa do vaqueiro, bem como, o festejo em si, com a mudança das barracas de palha por lona. “Porque esta mudança? Para ajudar o meio ambiente, porque as barracas de palha acabam com nossos mananciais, nossos brejo e palmeiras. Além de acabar com nossas palmeiras, deixam também suja nossa cidade e o risco de acidente é maior”, explicou o prefeito, complementando ao dizer que com as barracas de lona, “um dia depois a cidade está limpa e, com as barracas de palha vai ficar um mês a sujeira”.

O prefeito agradeceu ainda a equipe de governo, que organizou o evento, bem como as pessoas que prestigiaram o evento. “Agradeço toda a equipe de governo, que se empenhou na organização, a todas as pessoas que, independente de estar no governo ou não, colaboraram. Estou muito feliz com o resultado, com a participação das cidades vizinhas; as comitivas de São Pedro dos Crentes, com os bois; Formosa da Serra Negra, Nova Colinas. Muito obrigado a todos”.

A secretária de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Lazer, Joilene Assunção, disse que a organização do evento foi um “empenho total de todas as secretarias, sempre olhando para os mínimos detalhes para que a gente pudesse oferecer o melhor paras os vaqueiros, os brincantes de Fortaleza dos Nogueiras e os que vem de fora nos visitar. Hoje Fortaleza mostra sua maior festa cultural, que é a XV Festa do Vaqueiro do festejo Menino Jesus”.

ALEX ENTREVISTA JOILENE
Joilene Assunção: Destaca que a organização foi um empenho de todas as secretarias para que o festejo agradasse aos fortanogueirenses e visitantes

Joilene ratificou ainda, que é “motivo do orgulho” tanto para ela quanto para o prefeito Aleandro Passarinho e a equipe Mídia Play, preparar um evento dessa envergadura e, “receber tantos brincantes das cidades circunvizinhas e de cidades de longe também, aqui em Fortaleza dos Nogueiras. A secretaria de Cultura, a Prefeitura Municipal e a demais secretarias em conjunto, só buscam aprimorar e fazer uma festa cada vez com melhor qualidade para todos”.

Prestigiando e evento, esteve também o deputado federal Deoclides Macedo, junto com seu assessor Humberto Pombo. “Quero aqui parabenizar o prefeito pela organização e, dizer que é uma satisfação está aqui prestigiando este evento, que é tão bonito e, na oportunidade rever, reencontrar grandes amigos. Um abraço a todos do amigo, deputado Deoclides Macedo”

A animação da festa, ficou por conta de Ranieri e Banda, Moleque Doído; Pedro & Marlon; o filho da terra Ailton Lima, residente no Pará e, Forró de Luxo, de Nova Colinas.

N.R:. Ano passado missa e festa do vaqueiro não aconteceram no mesmo dia, tal qual vinha acontecendo nos outros anos. Já neste 2017, voltou a ser como era antes. Existe então um ponto de interrogação.

 

N.R DE RETIFICAÇÃO: O padre Rogério nos informou que a prefeitura decidiu realizar o evento no dia 05.

 

Facebook Comments