Preso Anthony Garotinho, ex-governador do Rio

246
1755
ANTONY GAROTINHOANTONY GAROTINHO: FOI GOVERANDOR DO RIO ENTRE 1999 e 2002

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (16) o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR). A detenção foi solicitada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). Garotinho, que esteve à frente do Executivo fluminense entre 1999 e 2002, também foi deputado federal –exerceu mandato até 2015.

Agentes da delegacia da PF do município de Campos dos Goytacazes, reduto eleitoral da família Garotinho, cumpriram a ordem de prisão na casa do político, situada no bairro do Flamengo, zona sul da capital fluminense.

O UOL entrou em contato com uma fonte que trabalha diretamente com o ex-governador e que afirmou ter sido “pego de surpresa” com a notícia. “Soube há uns 15 minutos, quando um amigo me ligou perguntando. Estou indo agora para a sede da PF”, informou a fonte. O homem afirmou ainda que os advogados já estão se mobilizando.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal também foi procurada, mas não informou qualquer detalhe sobre a operação deflagrada pela delegacia de Campos dos Goytacazes.

Na eleição deste ano, o grupo de Garotinho sofreu uma derrota em Campos, município no norte do Estado governado desde 2009 por sua mulher, Rosinha Garotinho (PR). O próprio ex-governador foi eleito prefeito da cidade duas vezes, em 1989 e 1996. O candidato de Garotinho, Dr. Chicão (PR), foi derrotado por Rafael Diniz (PPS), que venceu no primeiro turno.

Em outubro, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) aprovou a cassação do mandato de Rosinha à frente da Prefeitura de Campos. Para o relator do processo, o desembargador eleitoral Marco Couto, o portal oficial da prefeitura de Campos na internet foi usado para promover os dois políticos, com o propósito de favorecer a reeleição de Rosinha, em 2012. Com a decisão judicial, ela e o vice ficaram inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Atualmente, a filha do ex-governador, a deputada federal Clarissa Garotinho, é uma das lideranças do PR no Rio. Ela fez parte da costura política que marcou a aliança com o prefeito eleito da capital, Marcelo Crivella (PRB), e foi responsável por indicar o vice dele na chapa, Fernando Mac Dowell (PR). (Com Estadão Conteúdo).

UOL - COM ADAPTAÇÕES DA GAZETA ONLINEG
Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorExcesso de poços perfurados afunda cidade da Bahia
Próximo artigoVereadora Branca fala sobre processo de transição de governo municipal
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.