Preso Anthony Garotinho, ex-governador do Rio

246
2512
ANTONY GAROTINHOANTONY GAROTINHO: FOI GOVERANDOR DO RIO ENTRE 1999 e 2002

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (16) o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR). A detenção foi solicitada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). Garotinho, que esteve à frente do Executivo fluminense entre 1999 e 2002, também foi deputado federal –exerceu mandato até 2015.

Agentes da delegacia da PF do município de Campos dos Goytacazes, reduto eleitoral da família Garotinho, cumpriram a ordem de prisão na casa do político, situada no bairro do Flamengo, zona sul da capital fluminense.

O UOL entrou em contato com uma fonte que trabalha diretamente com o ex-governador e que afirmou ter sido “pego de surpresa” com a notícia. “Soube há uns 15 minutos, quando um amigo me ligou perguntando. Estou indo agora para a sede da PF”, informou a fonte. O homem afirmou ainda que os advogados já estão se mobilizando.

A assessoria de comunicação da Polícia Federal também foi procurada, mas não informou qualquer detalhe sobre a operação deflagrada pela delegacia de Campos dos Goytacazes.

Na eleição deste ano, o grupo de Garotinho sofreu uma derrota em Campos, município no norte do Estado governado desde 2009 por sua mulher, Rosinha Garotinho (PR). O próprio ex-governador foi eleito prefeito da cidade duas vezes, em 1989 e 1996. O candidato de Garotinho, Dr. Chicão (PR), foi derrotado por Rafael Diniz (PPS), que venceu no primeiro turno.

Em outubro, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) aprovou a cassação do mandato de Rosinha à frente da Prefeitura de Campos. Para o relator do processo, o desembargador eleitoral Marco Couto, o portal oficial da prefeitura de Campos na internet foi usado para promover os dois políticos, com o propósito de favorecer a reeleição de Rosinha, em 2012. Com a decisão judicial, ela e o vice ficaram inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Atualmente, a filha do ex-governador, a deputada federal Clarissa Garotinho, é uma das lideranças do PR no Rio. Ela fez parte da costura política que marcou a aliança com o prefeito eleito da capital, Marcelo Crivella (PRB), e foi responsável por indicar o vice dele na chapa, Fernando Mac Dowell (PR). (Com Estadão Conteúdo).

UOL - COM ADAPTAÇÕES DA GAZETA ONLINEG
COMPARTILHAR
Artigo anteriorExcesso de poços perfurados afunda cidade da Bahia
Próximo artigoVereadora Branca fala sobre processo de transição de governo municipal
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.