Reforma política: Hildo Rocha defende teses a favor do fortalecimento dos partidos e da democracia

0
685

O deputado federal Hildo Rocha, que é membro da Comissão especial que analisou a PEC 282, oriunda do Senado, destacou a importância da aprovação do fim das coligações e a adoção da cláusula de desempenho dos partidos. “Conseguimos implantar no relatório da deputada Shéridan Oliveira (PSDB/RR) o fim das coligações já a partir das eleições de 2018. As coligações são ruins para a democracia brasileira. Em vez de fortalecer os partidos enfraquece”, destacou Hildo Rocha.

De acordo com o parlamentar, o fim das coligações vai aproximar os partidos da sociedade brasileira. “Hoje o eleitor não sabe sequer qual é a ideia que cada partido prega porque se juntam cinco seis partidos para eleger um vereador, um deputado estadual ou federal. Com o fim das coligações cada agremiação terá melhores condições de defender as suas teses, suas ideologias com mais clareza. Portanto, o fim das coligações fortalece os partidos políticos e aprimora a nossa democracia”, argumentou Hildo Rocha.

Cláusula de desempenho

O texto aprovado, além de propor o fim de coligações para eleições proporcionais, cria uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV. A proposta teve 384 votos favoráveis e 16 votos contrários, em votação em primeiro turno.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPersistência de Hildo Rocha assegura aprovação de proposta em benefício de comunidades quilombolas e indígenas
Próximo artigoMartelo batido: Vereador Edimar Dias é o líder do governo municipal na câmara de FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.