Se Toque Menina – Primeiro encontro de mulheres sobre conscientização para proteção do câncer de mama

1
5141
OFICIAL1SE TOQUE MENINA: CAMPANHA OUTUBRO ROSA  GANHA FORÇA
COM INICIATIVA DE MULHERES LIGADAS NA SAÚDE DO CORPO
QUE REFLETE NA AUTOESTIMA FEMININA

Ontem à tarde o Jardim da Casa das irmãs Franciscanas do Verbo Encarnado foi palco do primeiro encontro Se Toque Menina – uma roda de conversas promovida por mulheres que trocaram ideias e conhecimentos a respeito do câncer de mama, com seus fatores de risco e busca por meios de proteção.

A iniciativa partiu de Iranilde Albuquerque, da loja virtual de acessórios femininos Dona Bella, junto com Maria Félix, também da mesma loja. O objetivo primordial e mesmo óbvio “é deixar claro que isso é sério, que nós estamos vulneráveis a isso e, que a gente se encontrado, falando sobre o assunto, quebrando tabus, acaba nos mobilizando para fazer o exame”, diz Iranilde.

IRANILDE 1IRANILDE: ESTAMOS VULNERÁVEIS, MAS CONVERSANDO
NOS MOBILIZAMOS A FAZER AUTOEXAME

O encontro aconteceu por ocasião da campanha Outubro Rosa iniciada em 1990 na primeira corrida pela cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Mas foi em 1997 que nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A enfermeira Rosélia Fernandes falou sobre os fatores de risco e deu dicas de como realizar o autoexame. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, nós temos por ano 1, 4 milhão de novos casos de câncer de mama. Desses, 450 mil mulheres morrem. É um número muito grande, em algo que pode ser observado com antecedência e pode ser revertido esses números”, alerta a enfermeira. “Pois quando descoberto precocemente, tem 90% de chance de cura. Então é preciso se olhar mais, voltar seus olhos para você. É uma vez por mês que se deve fazer o autoexame”.

Como fatores de risco Rosélia destacou; “Estresse é um fator determinante; a menarca precoce, que é aquela menina que menstrua cedo demais; a menopausa tardia é um fator de risco; não ter filho ou ter o primeiro filho depois dos 30 anos; ter filho nova demais, antes dos 15; excesso de peso, cigarro e ingerir bebida alcoólica de forma regular”.

Em seguida Rosélia explicou a forma correta de fazer o autoexame na foto abaixo.

ROSÉLIAROSÉLIA: EXPLICAÇÕES PRECÍPUAS SOBRE COMO
FAZER O AUTOEXAME CORRETAMENTE

Houve também uma dinâmica com a utilização de balões, no qual eram escritos traços da personalidade, dos gostos e prazeres de cada uma e, após, Maria Félix fez a associação desses prazeres ao ato de se cuidar como forma de um prazer pela manutenção da saúde e autoestima. “Se estamos bem com a família, amigos, filhos, esposo, namorados. Isso deve se refletir também em cuidados e bem-estar com nosso corpo, no que diz respeito a nossa saúde”, refletiu Maria.

No final coffee break e sorteio de brindes patrocinados por Dona Bella, Viana Calçados, Exclusiva Modas e demais lojas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVereadores de FN aprovam requerimentos exigindo a presença de gestores na CV
Próximo artigoSe Toque Menina – Todas contra o câncer de mama – FOTOS EXCLUSIVAS –
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.