Sebrae e prefeitura de FN desenvolvem ações de fortalecimento da pecuária de leite no município

312
2394

SHULBERTShulbert em palestra: “Leite se produz com vaca adeuada, capim, água e sombra”

Ontem (09) a prefeitura municipal de Fortaleza dos Nogueiras em parceria com o Sebrae e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, reuniu-se com os produtores de leite no auditório Madre Geovana – Centro Cultural de Educação Sócioprofissional Miguel Dell’Acqua com o intuito de realizar o cadastramento daqueles que querem fazer parte do projeto Agronegócios no Cerrado Sul e receber apoio do Sebrae para melhoria e maior qualidade na produção.

Através desse projeto, o Sebrae vem desenvolvendo ações de apoio aos produtores do agronegócio de pequeno porte das atividades de bovinocultura leiteira e piscicultura da região.

Sandra Barcelos Coelho – gestora do projeto, apresentou resultados obitidos em municípios onde o projeto já está implantado e da importância da participação dos produtores de leite da região. Ela também salientou que o engajamento do poder público é fator decisivo para o sucesso das atividades.

PÚBLICO

O consultor do Sebrae e especialista em pecuária de leite, Shulbert Santos falou da necessidade do produtor de leite se profissionalizar para então ganhar dinheiro com a atividade. Disse ainda que ações como manejo de pastagem irrigada, sanidade e genética do rebanho, o desmame precoce de bezerras aos 90 dias e a adoção de duas ordenhas por dia são ações que aumentam consideravelmente a produção de leite. Este “se produz com uma vaca adequada, capim, água e sombra”, destacou Shulbert.

O prefeito Aleandro Passarinho (PDT) (foto abaixo) esteve presente e falou da importância do município ter uma bacia leiteira, gerando renda para o produtor, bem como oferecer à população leite de qualidade. Também ratificou que a prefeitura vem trabalhando para dar oportunidades para todos que querem produzir. Para tanto busca subsídios junto aos governos federal e estadual para apoiar os produtores rurais do município. “Precisamos de uma cadeia de produção de leite forte no município, pois, podemos, através da merenda escola [PNAE e PAA; Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, respectivamente], adquirir leite de qualidade para oferecermos aos alunos da rede pública”, comentou Passarinho.

ALAEANDRO FALANDO

Ao encerramento da reunião alguns produtores aderiram ao projeto.

Na próxima terça-feira (16) os produtores farão uma visita à Cooperativa Agroleiteira de Balsas (COMALBA) e à produtores que fazem parte do projeto para virem in loco as melhorias na produção.

 

 

 

 COM INFORMAÇÕES ERNANE SEIDEL – SUBSECRETÁRIO DE AGRICULTURA

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSucesso a cavalgada do povoado São João das Cachoeiras – Carolina
Próximo artigoConcessão do Brasil aos EUA prejudica mais de 300 mil trabalhadores, adverte Hildo Rocha
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.