Sobe para 55% reprovação ao governo Temer, diz Ibope

210
1622

TEMER1

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta sexta-feira (31) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 55%. É a reprovação mais alta ao governo Temer da série do Ibope.

Na última pesquisa, divulgada em dezembro, 46% dos brasileiros avaliaram o governo do presidente como ruim ou péssimo, percentual superior ao da sondagem publicada em outubro, quando o governo Temer atingiu 39% de ruim ou péssimo.

Ainda de acordo com o levantamento, 10% dos brasileiros consideram o governo Temer como ótimo ou bom, percentual com variação dentro da margem de erro da pesquisa. Em dezembro esse percentual foi de 13% e, em outubro, de 14%.

O percentual de brasileiros que considera o governo regular é de 31%, ante 35%, em dezembro, e 34%, em outubro.

O percentual dos que não sabem ou não responderam foi de 4%, contra 6% em dezembro.

Confiança e comparação com Dilma 

A pesquisa também levantou o percentual dos brasileiros que dizem confiar no presidente Michel Temer. O índice de confiança também piorou.

Disseram não confiar em Temer 79% dos entrevistados, ante 72% em dezembro. O índice dos que confiam caiu de 23%, em dezembro, para 17% na pesquisa divulgada hoje.

Os pesquisadores também perguntaram sobre a expectativa sobre o restante do governo Temer, cujo mandato se encerra em 2018. O percentual de respostas ruim/péssimo foi de 52%, ante 43% na última pesquisa. Entre os entrevistados, 14% disseram esperar um governo ótimo ou bom 14%. Em dezembro esse percentual era de 18%.

Na comparação com o governo Dilma, 41% dos entrevistados disseram que o governo Temer é pior que o da ex-presidente. Em dezembro esse percentual foi de 34%. O número de entrevistados que considera o governo Temer melhor que o governo Dilma foi de 18%, percentual menor que o obtido em dezembro, de 21%.

No momento em que teve maior índice de reprovação, em dezembro de 2015, o governo Dilma Rousseff atingiu 70% de respostas ruim ou péssimo.

A pesquisa também indica que a preferência por Temer é maior entre os homens. Enquanto 22% dos homens dizem preferir o governo do atual presidente, o percentual de mulheres que prefere Temer a Dilma é de 15%.

Esta foi a terceira pesquisa Ibope sobre a aprovação do governo realizada após Temer ser efetivado no cargo após o impeachment de Dilma Rousseff, em maio do ano passado. Na primeira pesquisa, em julho, Temer ocupava o cargo de forma interina –o impeachment só foi concluído em 31 de agosto.

A sondagem é divulgada em meio a mobilizações populares contra as reformas propostas pelo governo ao Congresso, como a reforma da Previdência e a trabalhista.

No dia 15 de março foram realizadas manifestações em cidades de ao menos 19 Estados e no Distrito Federal. Também nesta sexta-feira (31) já há o registro de atos contra as reformas em seis Estados.

Avaliação por área

A pesquisa também perguntou a percepção das pessoas sobre a atuação do governo Temer em diferentes áreas.

O setor melhor avaliado do governo foi a atuação no Meio Ambiente, com 26% de aprovação, 63% de reprovação e 11% de entrevistados que disseram não saber ou não quiseram responder.

A área pior avaliada foi a relativa aos impostos, com 85% de desaprovação e 11% de aprovação.

A desaprovação nas demais áreas foi de 80% na pergunta sobre taxa de juros, 79% na segurança pública, 79% na saúde, 77% no combate ao desemprego, 73% no combate à fome e à pobreza, 72% no combate à inflação e 70% na educação.

A pesquisa divulgada hoje foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu com 2.000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

FONTE: UOL COM ADAPTAÇÕES GAZETA ONLINEG

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVereadores voltam à baila a respeito de concurso público
Próximo artigoPrefeitura de São Pedro dos Crentes recupera trecho da Rua Jericó
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.