Suíço promove curso de eletricista em Fortaleza dos Nogueiras

185
2165

O curso é uma parceria entre Mauern Fürs Leben e Programa Vida Nova

YVES-IRMÃ-FÉLIXParceiros: Irmã Claudete (Vida Nova), Félix (Instrutor – eletricista) e Yves Störi (Mauern Füs Leben)

Se for necessário um novo sinônimo para as palavras solidariedade, olhar o outro e empenho pelo social, nenhuma palavra é mais adequada do que Yves Störi. Sim, pois ele deixou contagiar-se de amor por gente que ele sequer tinha ouvido falar. E foi lá nos idos de 2012, quando veio ministrar aulas de músicas (teclado e gaita) no Centro Cultural de Educação Sócio Profissional Miguel Dell’Acqua.

E não parou mais de “atender o bem pela alegria de servir”, como já disse Chico Xavier, “sem cobrar tributos para viver”. E foi exatamente o que Yves fez: ajudar pessoas no momento oportuno da necessidade, apenas pelo prazer de vê-las felizes. Assim, de volta a Fortaleza dos Nogueiras, dois anos depois de sua primeira visita, conseguiu ajuda com sua família, amigos e empresários suíços para a construção de casas para pessoas carentes. Foi então que ele fez a alegria de Maria das Dores, Antônia Bento da Silva e Gildete ao construir suas casas.

A ideia foi fluindo e o prazer em ajudar aumentando. Ele então pensou que era preciso algo para perpetuar esse trabalho. Daí então surgiu a ideia de dar um curso de pedreiro grátis e como aula prática a construção de mais casas para pessoas carentes.  Foi então que no mês de maio de 2015 finalizou-se o curso de pedreiro promovido e financiado por ele (Yves Story) novamente com a ajuda de seus conterrâneos suíços. O curso durou 5 meses com aulas teóricas prática, com a construção da casa de Janaína, além de uma na cidade de Nova Colinas.

Foi o primeiro e, até então, o único curso de pedreiro da história de Fortaleza do Nogueiras, formando três turmas, com a outorga de certificado através da Associação Precavi (Preparação da criança e adolescente para a vida), que cobre os Programa Vida Nova e Centro Cultural de Educação Sócio Profissional Miguel Dell’Acqua, que fez parceria com o suíço para a promoção do curso.

Este ano mais uma novidade e a demonstração clara de que o relacionamento Yves Störi versus Fortaleza dos Nogueiras é mesmo um amor perene e muito bonito de se ver, é realização do curso de eletricista, que será iniciado no dia 06 do próximo mês, cujas inscrições serão iniciadas em 23 deste mês e permanecerão abertas por uma semana.

É uma iniciativa de Störi com sua Mauern Füs Leben (construindo para a vida) – uma ONG empenhada em promover a filantropia, que aqui no Brasil, especificamente em Fortaleza dos Nogueiras, em parceria com o Programa Vida Nova promove o curso. O qual terá duração de 6 meses com aulas teóricas e práticas. E tal qual aconteceu com as casas, no curso de pedreiro, a aula prática será a feitura da instalação elétrica da igreja Matriz, ao término de sua reforma.

O curso terá 10 vagas, é totalmente grátis, exceto a apostila. Será ministrado por Félix Carvalho Martins, com outorga de diplomas através do Programa Vida Nova.

Enquanto falava à nossa Gazeta OnlineG, no Vida Nova, uma surpresa boa: o encontro de Yves com o pedreiro Wilton, que foi aluno no curso de pedreiro promovido por Störi, e que estava ali justamente trabalhando na pequena reforma; então houve aquela paradinha para o registro em nossa câmera Gazeta. (Foto abaixo).

YVES-PEDREIRO

YVES-RAIMUNDO NONATODo curso de pedreiro: Störi com Raimundo Nonato – um dos formados no curso

O brilho no olhar e o sorriso fácil refletiu nas palavras do suíço de 26 anos, ao dizer que “muitos pensam que sou rico, que dou tudo, não. Não sou eu quem estar dando, são os amigos apoiadores desta [ONG] que eu fundei”.

YVES
Yves Störi: Muitas pessoas só olham para si e não vêm o outro

E quando perguntado o que o motiva a empenhar-se pelo social assim com toda essa entrega, ele apenas responde: “A filantropia mesmo”. Mas pondera:  “Eu tive muitas oportunidades na minha vida; nasci em um país desenvolvido, que a gente fala país de primeiro mundo; fiz uma faculdade – uma das melhores e, eu queria dar oportunidade, capacitar outras pessoas que não tinham muitas chances na vida”.

E no final fez uma reflexão acerca do olhar que deve ser direcionado ao outro. “Muitas pessoas só olham o seu quintal, sua casa; e nada disso se leva, só se leva as amizades, as memórias boas; o carinho, o amor. Mas não se leva a casa nem o carro”.

Em suma, o Yves e sua Mauern Fürs Leben é exemplo da história do beija-flor na floresta incendiada, não vai apagar o fogo, mas mesmo assim não deixa de apanhar água na fonte e jogar na fogueira, fazendo assim a sua parte, dando o seu melhor, dando sua contribuição à humanidade para melhorar a vida das pessoas.

ALEX-YVES-FÉLIXPara a Gazeta: No final uma pose para nosso arquivo. O editor Alex Limeira, Yves Störi e Félix (Instrutor do curso)
Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCom fotos de pelos pubianos Madonna convoca para marcha anti- Donald Trump
Próximo artigoImplantada UTC com solenidade de entrega em Fortaleza dos Nogueiras
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.