Trilhas de mountain biking movimentam turismo aventura na Chapada das Mesas

0
1275

Em alta temporada a região atrai ciclistas de todo o Brasil. O Sebrae tem sido um dos incentivadores da atividade na região.

Júnior Brasileiro

I Seminário: Movimentação acerca do turismo de aventura

A Chapada das Mesas, no centro-sul do Maranhão, uma das regiões mais belas do nordeste brasileiro, possui vasta área de cerrado, presente nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz. Dona de um bioma rico em diversas espécies de animais e plantas, a região possui alto potencial turístico por conta das belezas naturais encontradas em serras, rios e cachoeiras.

É nesse cenário que há dez anos o grupo Trilhas na Chapada das Mesas, realiza o mountain biking em meio as trilhas na região, atraindo turistas de várias localidades do Brasil, que buscam viver dias de aventura sobre duas rodas. O mountain biking, que é uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

A ideia surgiu quando Vilmar Rego, microempreendedor em Carolina, andava de bicicleta com alguns amigos, percorrendo as “Mesas” e teve a ideia de fazer um passeio por cachoeiras, rios e matas preservadas. Logo surgiu o grupo, que apoiado por agências de viagens, começou a atrair amantes de esporte aventura que buscam por essa sensação inigualável.

“A Chapada das Mesas, conhecida como paraíso das águas é um lugar lindo. Praticamente em todas as chapadas no Brasil existem práticas de esportes radicais, então, achei interessante iniciar a mesma prática na Chapada das Mesas. Nesse processo, tive a oportunidade de ser atendido pelo Sebrae, que me orientou na criação do produto turístico, organização de um circuito em meio as belezas naturais, percorrendo cinco roteiros pelo município de Carolina e Riachão, tudo feito com uso da bicicleta. Participei de cursos e consultorias. Hoje, principalmente neste período de alta temporada, nossas trilhas são bem visitadas por amantes do ciclismo de aventura oriundos de diversos estados do país, que podem praticar e se maravilhar com as belezas da nossa região’’, comentou Vilmar, que é atendido pelo Sebrae por meio do Projeto Roteiro Turístico Chapada das Mesas.

As trilhas de mountain biking, oferecidas são de aproximadamente 250 km de pedaladas, em média 60 km/dia. A quilometragem depende do grupo e principalmente das condições das estradas e da temperatura do local que pode passar dos 40° C. Para quem está interessado em desfrutar dessa aventura, Imperatriz, é a cidade mais próxima com aeroporto, que recebe voos das principais capitais brasileira, sendo  o ponto de partida obrigatório da expedição

Pacotes

Para quem é amante do pedal, as agências de viagens de Carolina oferecem pacotes para o roteiro de cinco dias e quatro noites, que incluem hospedagem em hotel quatro estrelas, café da manhã, hidratação e frutas durante o pedal, seguro de viagem, ingresso para atrativos nas trilhas, guias turístico, mecânico, veículos de apoio durante a pedalada, translado de Imperatriz até Carolina e de Carolina a Imperatriz e transporte para acompanhantes, caso necessário. Os pacotes são comercializados a partir de R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais).

O roteiro

O roteiro é considerado de nível médio/alto, intercalando dias mais puxados com dias mais fáceis. É um roteiro recomendado para quem já tem experiência em Mountain Bike e não está sedentário. É preciso trazer a própria bike para esse roteiro.

Aproximadamente 250 km de pedaladas, em média 60 km/dia – a quilometragem dependerá do grupo e principalmente das condições das estradas (se tem muita areia) e da temperatura do local que pode passar dos 40° C.

Pontos de Interesse

Rio Itapecuru, Cachoeira do Itapecuru, Cachoeira do Ilia, Balneário do Sr. João Marins, Cachoeira do Garrote, Cachoeira da Porteira, Portal da Chapada, Complexo Turístico Pedra Caída, Complexo Turístico Cachoeiras do Itapecuru.

Aproximação

Em setembro de 2017, o Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional de Balsas, realizou em Imperatriz o I Seminário de Vendas da Chapada das Mesas e Encontro de Negócios com os Secretários de Turismo da Região Sul, buscando estreitar o relacionamento com empresas de hospedagem, transporte e agências de viagem das cidades de Imperatriz, Riachão e Carolina, como forma de incentivar os empresários a conhecerem os atrativos da Chapada das Mesas e assim divulgarem o roteiro, impulsionando o turismo na região.

“No geral, vimos como extremamente válida essa ação do Seminário de Vendas, que aproximou os elos do destino. Tivemos a participação de doze empresários de Carolina e Riachão que apresentaram suas empresas, os equipamentos turísticos existentes e atrativos dos municípios às agências e receptivos de Imperatriz, tendo a oportunidade de dialogar diretamente com quem poderá vender os pacotes turísticos para a Chapada das Mesas e aproximando mais os elos do destino”, destacou o gerente regional do Sebrae em Balsas, Maurício Lima.

Na reunião com secretários, foram alinhados futuros encontros para elaboração de ações conjuntas de crescimento dos municípios de Fortaleza dos Nogueiras,  Carolina, Balsas, Riachão, Tasso Fragoso, que integram a Chapada das Mesas.

O Sebrae, por ter uma atuação de mais de uma década no território, contribuiu consideravelmente com suas ações para implementar uma forte e atuante governança empresarial no destino. “Esse momento não seria possível se não tivéssemos essa parceria próxima com o governo do estado e com os empresários que, na verdade, são os grandes agentes da Chapada das Mesas, tomando para si a responsabilidade de promover esse belo destino de aventura que temos no sul do Maranhão”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

A reunião contou com a presença da equipe técnica do Sebrae em Imperatriz e Balsas, além dos secretários de turismo dos municípios de Tasso Fragoso, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão e Carolina, além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Eduardo Soares e do secretário adjunto de Turismo do Estado, Hugo Veiga.

 

 

FONTE: Texto e fotos: Júnior Brasileiro – Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Balsas – Ma

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO necessário debate sobre compromissos de campanha: comparação entre Flávio Dino e Hildo Rocha revela diferenças abissais
Próximo artigo‘Rodovia da morte’: BR-101 é a estrada mais letal na Bahia
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.