William Waack é afastado da TV Globo após acusação de racismo

0
166

E Heraldo Pereira é cotado para assumir bancada do JG

Em comunicado oficial, enviado na noite desta quarta-feira (dia 8), a TV Globo diz que decidiu afastar o jornalista William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou a circular hoje na internet. Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista.

Diz o texto: “A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida”.

Ainda segundo o comunicado, “Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação”. A assessoria da emissora complementa: “William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos”.

William Waack, de 65 anos, estava à frente do “Jornal da Globo” desde 2005, e, em outubro de 2015, tornou-se o único âncora, com a saída da jornalista Christiane Pelajo. O jornalista também atuava como apresentador do “Painel”, na Globonews. Por muitos anos, Waack atuou como correspondente internacional, primeiro na imprensa escrita e, depois, na Globo, cobrindo os principais conflitos internacionais nas últimas décadas do século 20.

O mais cotado

O nome mais citado nos corredores da emissora na manhã desta quinta-feira para substituí-lo no “Jornal da Globo” é o do jornalista Heraldo Pereira. Apresentador eventual do “Jornal Nacional”, Pereira, 56 anos, também é comentarista político fixo no “Jornal da Globo”. Ele tem respaldo da direção de Jornalismo e, ao contrário de Waack, é respeitado, humilde e muito querido pelos demais colegas.

Ontem, e provavelmente hoje, o “Jornal da Globo” deve continuar sendo apresentado por Renata Lo Prete, titular do “Jornal das 10”, da Globonews.

 

 

FONTE: Uol com adaptações d Gazeta OnlineG

Facebook Comments
COMPARTILHAR
Artigo anteriorAnuário confirma fracasso do governo Dino na segurança pública
Próximo artigoHildo Rocha reivindica investimentos da SUDENE no Maranhão
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Escreve poesias e ficção. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Em seguida fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, ambos em ampla expansão.