Audiência pública em FN trata do plano municipal de saneamento básico

0
903

É sabido que desde 2007 uma série de direitos

Público: A maior parte vereadores e secretários – ao centro, Dj Augusto registra tudo com seu trabalho de excelência.

É assegurada pela Lei do Saneamento Básico ao cidadão. A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento da rede de esgoto para garantir a saúde dos brasileiros.

Além disso, estabelece as regras básicas para o setor ao definir as competências do governo federal, estados e prefeituras para serviços de saneamento e água, além de regulamentar a participação de empresas privadas no saneamento básico.

Assim, tem-se como obrigação do Governo Federal estabelecer diretrizes gerais, formular e apoiar programas de saneamento em âmbito nacional; ao Estado é incumbido operar e manter sistemas de saneamento, além de estabelecer as regras tarifárias e de subsídios nos sistemas operados pelo estado.

E para as prefeituras fica a maior parte das obrigações. Pois compete ao município prestar, diretamente ou via concessão a empresas privadas, os serviços de saneamento básico, coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários.

Oratória: Joilene Teixeira, secreta´ria adjunta de esporte e Juventude enquanto faz a abertura, assessorando a Secretaria de Meio Ambiente.

As prefeituras são responsáveis também por elaborar os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), que são os estudos financeiros para prestação do serviço, definição das tarifas e outros detalhes. O município que não preparar o plano fica impedido de contar com recursos federais disponíveis para os projetos de água e esgoto.

Tratando justamente de elaborar o PMSB a secretaria municipal de Meio Ambiente realizou na sexta-feira (24) uma audiência pública com a presença do prefeito municipal, Aleandro Passarinho; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Félix e os vereadores Renato Arruda, Gesmar Nogueira e Maria José; além da participação de algumas pessoas da sociedade civil.

A audiência foi ministrada pelo ambientalista Alfredo Costa, que detalhou tudo acerca da implementação do PMSB.

A Lei 11.445 que definiu o PMSB é datada do ia 05 de janeiro do ano 2007 e prevê abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. É elaborado pelos técnicos da Prefeitura e deve ser aprovado em audiência pública, tal qual atesta Alfredo em vídeo abaixo.

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCicin faz lançamento da campanha de Hildo Rocha em Estreito
Próximo artigoWeverton Rocha participa de lançamentos de candidaturas na capital e interior
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.