Associação PRECAVI é contemplada com Quadra Esportiva através do Projeto Tacuru

0
1051
Quadra esportiva do Centro Cultural de Educação Sócio Profissional Miguel Dell’Acqua: Inauguração deverá acontecer em meados deste ano.

A construção está em ritmo acelerado, pois a expectativa é que a inauguração seja no mês de julho próximo. O Projeto Tacuru foi elaborado há três anos e, após dar entrada na Lei de incentivo ao esporte através da SEDEL (Secretária de Estado do Esporte e Lazer) e CAPEI (Comissão de Análise de Projetos Esportivos Incentivados), foi aprovado.

Uma vez aprovada, a instituição tem de captar recursos junto a empresas. E como a Associação PRECAVI (Preparação da Criança e do Adolescente para a Vida, que cobre o Programa Vida Nova e o Centro Cultural de Educação Sócio Profissional, Miguel DellAcqua, não tem contato com empresas muito grande, o próprio governo do Maranhão se encarregou de conseguir uma empresa para a instituição.

Foi então que o grupo Mateus forneceu os recursos trocando por impostos. É obvio que é uma isenção que o próprio governo faz – os chamados projetos incentivados. Tem projetos incentivados da cultura, projetos incentivados do esporte, etc.

O ano passado o Programa Vida Nova foi contemplado com a modalidade, futsal, vôlei e ping-pong, através do projeto Juntos Pelo Esporte. Após trabalhar durante todo o ano, com afinco e esmero, como sempre a instituição faz, este ano foi contemplada com a construção da quadra Esportiva – “uma grande necessidade para Associação PRECAVI, que vem desenvolvendo atividades com crianças e adolescentes na linha do esporte educacional”, relata Claudete de Carvalho, Presidente da Associação PRECAVI. “Tivemos a grande graça, pois o comprovante do depósito foi trazido pelo próprio governador Flávio Dino, no dia 06 de outubro de 2017”, externou com alegria, Claudete.

A obra, iniciada em 01 de março deste ano, está sendo edificada pela Construtora Coelho, cujos funcionários são pessoas da própria comunidade.

Com a inauguração prevista para o início do segundo semestre do ano (mês de julho), Irmã Claudete espera contar com toda comunidade fortanogueirense, “que sempre vem apoiando iniciativas, que visem uma qualidade melhor para crianças e adolescentes de toda a sociedade”, reconhece.

Irmã Claudete: Possibilitando a construção e a concreção de sonhos. pelas mãos do Criador.

E em se tratando de melhor qualidade de vida, ela enxerga que a área esportiva, traz enorme “benefício para o desenvolvimento físico, mental, espiritual, social do ser humano e ajuda na convivência em sociedade; a fazer enfrentamento ao mundo do crime, das drogas e ter objetivos de vida”. E concluiu dizendo: “Estamos muito contentes com esse projeto, com a construção, pois sabemos do grande benefício que ela representa e representará para toda nossa sociedade”. 

Agradecimento

Irmã Claudete, em nome de toda instituição e equipe que elaborou o projeto demonstra-se extremamente agradecida ao governo estadual. “Somos profundamente agradecidos ao governador Flávio Dino, e tenho de reconhecer aqui a pessoa de Márcio Honaiser, que foi aquele que dialogou, falou em nosso nome junto ao governo do Estado. Se não tivéssemos ele como intermediário com certeza nós não teríamos conseguido”.

“Agradeço também ao Leonardo cordeiro, da CAPEI – sempre que vamos até lá ele redime dúvidas, está próximo para entender e, também incentivando aquilo que fazemos aqui na região”.

A presidente da PRECAVI ainda destacou uma frase do governo do Estado, que considera próspera e bondosa. “Devemos incentivar e cuidar bem de quem faz o bem. Então nos sentimos agraciados por sermos olhados como pessoas que também fazem o bem”. 

Curiosidade

A palavra Tacuru significa pedaço de pedra, na linguagem indígena. Algo resistente, mas também significa terra fofa, feita por formigas em campos alagadiços. Transpondo o significado para o Projeto Tacuru, significa resistência, trabalho, trabalho em conjunto e a resiliência (facilidade em se adaptar ao que não é bom ou que seria desastroso). “Assim acreditamos no que o esporte faz na vida das pessoas”.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAgricultores de Duque Bacelar recebem máquina agrícola adquirida com emenda parlamentar de Hildo Rocha
Próximo artigoGastão Vieira participa de encontro do PROS em Codó
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.