OMS decide retomar testes com hidroxicloroquina contra Covid-19

0
593

Organização havia interrompido os experimentos devido a riscos, mas após revisão, avaliou que não havia motivos para alterar o protocolo de testes.

A polêmica da hidroxicloroquina continua. Depois de interromper os experimentos com o medicamento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (3) que decidiu retomar os testes com a droga para tratamento da Covid-19.

Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, a OMS decidiu pela retomada dos testes após revisar os dados disponíveis sobre a droga até o momento, concluindo que não havia motivos para interrupção definitiva dos experimentos.
Apesar da retomada dos experimentos, a OMS ainda aponta que não há qualquer evidência de alguma droga que, de fato, reduza a mortalidade dos pacientes de Covid-19. A agência mantém o programa Solidarity, que vem analisando a hidroxicloroquina e outros medicamentos apontados como promissores contra a doença. Os outros tratamentos em teste são o remdesivir, o lopinavir/ritonavir e o lopinavir/ritonavir em conjunto com o Interferon beta-1a. Participam do Solidarity 400 hospitais em 35 países.

A interrupção tinha sido anunciada no dia 25 de maio, alguns dias depois de publicação de estudo na revista científica The Lancet, apontando aumento de risco de morte por complicações cardíacas entre os pacientes tratados com a hidroxicloroquina utilizando uma amostragem de 96 mil pessoas, conferindo à pesquisa uma amplitude inédita. No entanto, a qualidade dos dados passou a ser questionada, e o estudo será auditado.

Apesar dos estudos, o medicamento passou a fazer parte do protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde brasileiro, que indica o uso da droga em pacientes assim que eles começam a apresentar os primeiros sintomas da Covid-19. As pessoas, no entanto, precisam assinar um termo confirmando estarem cientes de que não há comprovação de que o composto funciona.

 

 

 

Fonte: Olhar Digital

Disponível em https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/oms-decide-retomar-testes-com-hidroxicloroquina-contra-covid-19/101657

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBolsonaro atende a indicação de Edilázio e congela tarifa de energia elétrica até 2021
Próximo artigoSecretaria de Educação explana aos vereadores aplicação de aulas via internet em virtude da pandemia do covid-19
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.