Professora Maria José Brito promove palestra a respeito da disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio

0
459

Na sexta-feira (11) no Centro de Ensino Vera Lúcia aconteceu a palestra que versou acerca dos princípios e valores transmitidos na família, por ocasião do término do capítulo 9 da disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio.

A palestra foi ministrada pela professora aposentada Lourença Sá e a presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza dos Nogueiras, Ana Patrícia Sá.

Esta é uma das propostas do Novo Ensino Médio – ao final de cada tema trabalhado, fechar com palestra.

 

 

 

 

 

Para a professora Maria José Brito o “Novo Ensino Médio possibilita ao aluno ter uma visão ampla do rol de disciplinas que serão estudadas durante os 3 anos de curso. A disciplina Projeto de Vida faz parte do Novo Ensino Médio e eu como professora estou me deliciando com os temas que estão sendo trabalhados e discutidos em sala de aula”.

Minhas virtudes e aquilo que posso melhorar foi o tema trabalhado, fazendo um paralelo entre o material estudado e o livro da disciplina Projeto de Vida. As aulas foram ministradas em slides e roda de conversa e houve a exibição do filme O Amor é contagioso.

Essa nova modalidade de ensino “pretende atender as expectativas da nossa juventude, na medida em que busca fortalecer os protagonistas, através das escolhas dos seus itinerários, da participação do projeto de vida, fortalecido com as escolhas e desenvolvimento das eletivas. É um caminhar de mãos dadas. Assim caminha a nossa escola”, observa o diretor do Centro de Ensino Vera Lúcia, Cristiano de Oliveira Lima.

A articuladora do Novo Ensino Médio, Maria Iranete dos Reis Sá Silva explicou o novo ensino a partir da disciplina Projeto de Vida. “É uma unidade curricular que propõe um espaço-tempo para os estudantes desenvolverem as dimensões sociocultural e afetiva ao exercício da cidadania numa perspectiva de valorização, projeção e realização dos sonhos individuais e coletivos”, disse ela. “Está aliado ao exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, na família e na comunidade.

Iranete explicou ainda que “um dos propósitos do PV [Projeto de Vida] é o desenvolvimento de habilidades e competências que deem condições aos estudantes de ação, escolha com autonomia e responsabilidade. É o caminho traçado entre aquilo que se é e aquilo que se deseja ser”.

O que é o Novo Ensino Médio

É um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permitirá ao jovem optar por uma formação técnica e profissionalizante. Ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado regular do ensino médio, também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou. Logo, essa nova modalidade de ensino trata da oferta de uma alternativa de formação média de nível técnico e profissional. Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. (Fonte: MEC, com adaptações de Gazeta OnlneG).

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorWhen to Outsource Your Marketing, And How to Choose a Good Agency
Próximo artigoVoluntários entregam roupas e calçados para famílias carentes em Balsas
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.