Balsas comemora uma ano sem morte materna na regional de saúde

0
938
Comemoração: Prefeito de Balsas, Erick Augusto, Deputado Márcio Honaiser, Secretário de Estado da Saúde Dr Carlos Lula, dentre outros.

8 de fevereiro de 2019 – A marca histórica de 365 dias sem caso de morte materna na Regional de Saúde de Balsas, zona que engloba 14 municípios do sul do Maranhão, foi celebrada em um evento nesta sexta-feira (8), no Hospital Regional de Balsas. Durante a cerimônia, foram feitas homenagens às instituições e profissionais de saúde envolvidas nesse resultado.

A mortalidade materna é um grave problema de saúde pública. A cada quatro minutos uma mulher perde a vida no mundo por causas evitáveis relacionadas à gestação, ao parto e ao puerpério. Na Regional de Saúde de Balsas, esse cenário tem sido diferente. No dia 28 de dezembro de 2018, a localidade completou um ano sem casos de morte materna e, hoje, já está há mais de 400 dias sem óbitos maternos.

O avanço foi alcançado graças ao trabalho conjunto feito pelas Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios envolvidos, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Zero Morte Materna por Hemorragia

Também esteve presente na cerimônia a moradora de Balsas Karolene Gomes Pereira. Ela foi beneficiada pela estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia, que é desenvolvida pela OPAS em parceria com as autoridades nacionais e subnacionais de saúde de seis países – além do Brasil, Bolívia, Guatemala, Haiti, Peru e República Dominicana. Pela estratégia, a atenção às emergências obstétricas é qualificada por meio de oficinas de capacitação, de guias para gestores e profissionais de saúde e pela articulação de toda a rede de atenção.

Em 2017, Karolene teve uma hemorragia por atonia uterina imediatamente após o parto. Uma das profissionais que logo identificou o risco e iniciou o atendimento foi a enfermeira obstétrica Gervânia Trindade. Ela havia participado de uma das oficinas da estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia organizadas pela OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil, em Araguaína (Tocantins), e utilizou todo o conhecimento aprendido no curso para ajudar a paciente.

Referência Hospitalar

O Hospital Regional de Balsas é referência na assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24 horas para os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Balsas (sede).

Presenças ilustres 
Esteve presente o Secretário de Estado da Saúde Dr Carlos Lula esteve em Balsas acompanhando de representantes da OPAS (Organização Panamericana de Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde), ONU (Organização das Nações Unidas), Ministério da Saúde, Prefeito Erik de Balsas, Deputado Márcio Honaiser, além de várias autoridades e profissionais da saúde.
Mais assistência à saúde de Balsas
Outro momento importante, foi a assinatura da ordem de serviço para a implantação do centro de Hemodiálise de Balsas.
Fonte: OPAS/OMS Brasil com adaptações da Gazeta OnlineG.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorReunião do diretório do PCdoB em FN discute cláusulas de barreiras e a fusão do partrido com o PPL
Próximo artigoNOTA À IMPRENSA – Hildo Rocha esclarece matéria veiculada no blog do Gilberto Léda
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.