Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de FN entrega sementes de milho e feijão aos pequenos produtores

0
682

No dia 11 deste mês – sexto dia útil de governo da administração Governando com o Povo a secretária Maria Benta de Lucena e Nogueira juntamente com prefeito Luiz Natan – Natanzinho e os técnicos da secretaria entregaram sementes de milho e feijão aos pequenos produtores, fomentando assim a agricultura familiar. “Essa semente é para que vocês já usem na terra que têm preparada, pois já está passando do tempo de plantar”, afirmou a secretária de Agricultura Benta Nogueira. Ela também ratificou que mesmo com todo “esforço do prefeito Natan não foi possível ainda atender os produtores com os tratores, porque não estão em situação que possam trabalhar, mas tão logo estejam arrumados a gente vai atender todos vocês”.

“Esse é o nosso primeiro passo” disse o prefeito Luiz Natan – Natanzinho. “Não está como a gente quer ainda, mas com fé em Deus no próximo ano vamos estar com tudo estruturado para começar a ajudar o pequeno produtor, em geral”. Ele também se referiu aos tratores ao dizer que os recebeu “quebrados” e que tem “apenas um funcionando”. “Se eu colocar só este para trabalhar vai gerar atrito, porque não dá para todos. No próximo ano vamos nos programar para fazer um trabalho para o produtor rural que é quem mais precisa”.

Apoio da equipe da secretaria com olhar ao pequeno produtor

“Quero contar com a equipe da Secretaria de Agricultura para nós darmos prioridade ao pequeno produtor, pois este é o que incentiva nossa economia”, afirmou o prefeito. “Se o pequeno produtor rural fizer um bom trabalho, com certeza é melhor para nós todos. Infelizmente ele não tem o acompanhamento que devia ter, mas no próximo ano, com fé em Deus, nós vamos estar com os tratores todos arrumados para poder ajudar nessa parte e muito mais”.

Recomendação técnica

“Essa é uma semente convencional não é uma semente transgênica. Isso significa dizer que existe uma limitação para ela em relação resistência a alguns produtos, como o glifosato ou roundup, que é o secante como vocês conhecem”, esclareceu Deusamar técnico agrícola da secretaria. “Nessa semente, nesse milho aí, vocês não podem usar o secante nele, se não ele morre, mas existem outros produtos que podem ser usados como a atrazina, soberan, que mata a folha estreita, a folha larga e não mata o milho”.

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSecretária de Educação reúne-se com professores e diretores de escola para troca de ideias, sugestões e conhecer a realidade do ensino na zona urbana
Próximo artigoCORONAVAC: Fortaleza dos Nogueiras começou a imunizar profissionais da saúde
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.