Programa Mais Sementes e Mudas distribui sementes de arroz, feijão e milho junto com a prefeitura de FN aos pequenos produtores

0
441
Sementes: Agricultora recebe das mãos de Manoel Carvalho, Gestor da Agerp no Cerrado Sul; da presidente da câmara, Ana Patrícia e dos secretários, Neurivan Pinheiro (Administração e Planejamento) e Benta Nogueira (Agricultura).

Aconteceu ontem a entrega de sementes de arroz, feijão e milho na prefeitura municipal, num total de 2 toneladas de sementes. Trata-se do Programa Mais Sementes e Mudas – Safra 2021/2022, uma inciativa que vai incrementar ainda mais a produção da agricultura familiar no Maranhão.

O Mais Sementes e Mudas é um projeto do Governo do Estado, sob a coordenação da Sagrima, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), para fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando, assim, o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores familiares.

O Gestor da Agerp no Cerrado Sul, Manoel Carvalho disse que Fortaleza dos Nogueiras e região “está recebendo as sementes um pouco mais cedo, porque o período de chuvas aqui é um pouco antes do restante do estado do Maranhão. Os agricultores estarão plantando no período correto, certamente terão uma boa colheita porque são sementes de qualidade”.

No Programa Mais Sementes e Mudas, a Agerp é responsável pela seleção, distribuição, cadastro e acompanhamento de agricultores familiares. Logo, sabe-se que sementes são um insumo caro para o agricultor familiar e apara que haja um melhor aproveitamento o estado dá o suporte necessário.

“Nesse ano o governo do estado trabalhou com muita determinação através da secretaria de agricultura familiar e da Agerp regional de Balsas”, enfatizou a Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Benta Maria Goiano de Lucena e Nogueira. “Eles se preocuparam em atender a demanda de cada região; como aqui nosso período chuvoso já começou as sementes chegaram no tempo hábil”.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto de Lei de Edilázio assegura assistência a menores de 2 anos após interrupção ou atraso em voos
Próximo artigoEscola Ambiental do Maranhão realiza entrega dos kits de materiais aos Agentes Jovens Ambientais no Centro de Ensino Vera Lúcia
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.