AVISO DE PAUTA Entrega de Menção Honrosa à Professora Terezinha Rego (Prêmio Darcy Ribeiro de Educação)

0
641

Pauta:  Quando: segunda-feira, 17/12/2018 • às 10 h da manhã
Local: Herbário da UFMA

A professora Terezinha Rego será homenageada pela Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, com Diploma de Menção Honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2018.

Realizado anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na outorga Diploma aos finalistas e medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Finalistas e vencedores

Este ano 33 indicações concorreram ao Prêmio. As três vencedora foram: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que promove a integração das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal e tem ações em defesa da escola pública; a escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR), que oferece programa de educação infantil com metodologia inovadora; e a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI). A escola obteve ótimos resultados no Enem e nas Olimpíadas de Matemática.

A premiação aconteceu no dia 20 de novembro, em solenidade promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os demais finalistas foram homenageados com Diplomas de Menção Honrosa que foram entregues pelos parlamentares que fizeram as respectivas indicações.

A professora Terezinha Rego foi uma das dez finalistas, motivo pelo qual foi agraciada com o diploma que será entregue pelo deputado Hildo Rocha, parlamentar responsável pela indicação da professora. A entrega da condecoração será realizada segunda-feira, às 10 h da manhã, no Herbário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A homenageada

A professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, hoje com 85 anos de idade, dedicou-se ao ensino superior de Botânica e é autora de extensa pesquisa científica de mapeamento e preservação de vegetais medicinais que estavam em processo de extinção. Estudou ainda a flora amazônica no Estado do Maranhão, manipulando, por meio de ervas, 84 medicamentos fitoterápicos oferecidos a pacientes em tratamento.

Informações: José Luiz Batalha
(98) 99193-2771
(98) 98412-6729

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProjeto de Hildo Rocha proíbe uso do Fundo Partidário em campanhas eleitorais e propõe corte de R$ 500 milhões nos repasses
Próximo artigoCONCURSO PÚBLICO EM FN – Realizada licitação para contratação de empresa que realizará o exame
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.