Câmara de FN apresenta relatório sobre o transporte escolar com a presença do prefeito municipal

0
139

Na sessão também foi falado sobre estradas vicinais e o suplente de vereador Gueda levantou questionamentos sobre o portal da transparência do governo municipal

Na sessão de segunda-feira, 21, a câmara de vereadores de Fortaleza dos Nogueiras recebeu a visita do prefeito municipal, Luiz Natan, que explicou sobre as estradas vicinais e também esclareceu os questionamentos do suplente de vereador ( PDT – eleições 2020) Gleison Costa Andrade (o Gueda) a respeito do portal da transparência e do contrato com o Auto Posto Luíza.

De início foi lido o relatório da Comissão da Educação a respeito das estradas vicinais e comentado pelo presidente da Casa Edimar Dias. “Seis transportes que estão sem a mínima condição de trafegar”, enfatizou em relação ao que está descrito no relatório. “Encontramos três transportes que estão ok. Os demais, apresentaram problemas”.

Em seguida o presidente concedeu a fala ao suplente de vereador Gueda. Ele mencionou que o Portal da Transparência está fora do ar e aventou a possibilidade de irregularidade no contrato para fornecimento de combustível, que a prefeitura mantém com o Auto Posto Luíza. Ele também falou que a “saúde está péssima, a reclamação da educação; fui tirar foto um dia desses de um ônibus sem para-brisa 

O vereador Carlos Zoel – Cazoel (AVANTE) retrucou a fala de Gueda. “Pensei que vinha aqui uma pessoa que tinha conhecimento”. E explicou que o nome Rosângela como razão social do Auto Posto Luiza é porquê “foi a primeira fundadora da empresa e o nome dela não sai”. E disse que quem está orientando Gueda a levantar esses questionamentos deveria explicar para não deixá-lo passar vexame.

Em continuidade aos esclarecimentos, o prefeito Luiz Natan respondeu aos questionamentos de Gueda e informou o nome do novo secretário de Infraestrutura.

O prefeito Natan ainda sugeriu parar a recuperação da estrada da Localidade Gameleira para fazer melhoramentos em estrada de outra localidade e em seguida retomar para a Gameleira, mas os vereadores não concordaram.

O vereador Gesmar Nogueira (AVANTE) também esclareceu os questionamentos e Gueda e disse das suas ações juntamente com o prefeito Natan em busca de recursos para Fortaleza dos Nogueiras,

Joilma Santos (PDT) classificou de “falta de respeito” da Secretária de Educação permitir que o ônibus escolar sem para-brisa trafegasse. Também explicou acerca do risco de na unidade mista de saúde de Fortaleza dos Nogueiras realizar procedimentos cirúrgicos – o que não é da competência e nem legal que seja realizado.

Carlos Zoel – Cazoel (AVANTE) rebate acusações de Gueda diz que irá processá-lo e também menciona o porquê de não denunciar o prefeito Natan.

Ana Patrícia disse que ficou muito feliz com o que viu na sessão, a qual classificou como a “verdadeira democracia”, onde “todo mundo tem voz e tem vez; as pessoas perguntam e outras pessoas estão aqui para responder e tirar as dúvidas. Isso é que é bom numa democracia”.

Finalizando a sessão o presidente da Casa, Edimar Dias (PTB) disse que ficou muito triste com atitude da secretária de educação em relação ao transporte escolar, quando ele pediu que o ônibus por estar sem para-brisa não trafegasse e a secretária quis justificar que o prejuízo seria maior se os alunos estivessem perdendo aula.

Indicação

De autoria do vereador Anatolin – Anatólio da Cruz Nogueira Neto, solicita recuperação da estrada que tem início no Roçadinho chegando até ao Riacho dos Anjos. Ele também pediu para o prefeito Natan olhar com bons olhos para estrada da Celoura para quando vier com as máquinas da Gameleira, já passar lá.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSaúde de Fortaleza dos Nogueiras na atenção básica é uma das melhores da Regional de Balsas, diz visita técnica
Próximo artigoEm sessão itinerante no povoado Taboca população reclama da qualidade da água, reivindica posto de saúde e diz que trator não beneficia os que mais precisam
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.