CVFN aprova projeto de lei que amplia número de vagas para servidores municipais, mas com emenda modificativa

0
908

Em sessão extraordinária, ocorrida ontem os vereadores aprovaram o Projeto de Lei número 005 de 04 de agosto de 2020, alterando a Lei 473 de 22 de novembro de 2018 de que trata do quadro permanente de funcionários do município.

O Projeto 005/2018 prevê a criação de novos cargos no quadro geral permanente e amplia vagas da Administração Pública Municipal, conforme planilha abaixo.

Planilha do Chefe do Executivo


Os vereadores não comungaram com o projeto do executivo e a vereadora Maria José (PSD) presidente da Comissão de Orçamento e Finanças entrou com uma emenda modificativa alterando a proposta do executivo.

A emenda dos vereadores, aprovada por unanimidade não corroborou com a criação de novos cargos por entender que neste “período de pandemia não se justifica aumento de despesa fixa para área da saúde”.

A justificativa do documento ainda enuncia que “Existe lei que autoriza contratação por tempo determinado e que não gere despesas fixas na área de saúde nesse momento de crise mundial”.

Planilha Modificativa

A planilha do chefe do executivo previa a criação de uma vaga para médico plantonista clínico geral e uma para cirurgião geral; duas vagas para técnico de enfermagem, sendo uma na zona urbana e outra na zona rural. Mas os vereadores não enxergando tal necessidade comungaram apenas com as ampliações das vagas na área da Educação. Sendo a criação de duas vagas para professor do 1° ao 5° ano na zona rural e uma vaga para professor do 6° ao 9° ano na zona urbana, além de uma vaga para motorista com habilitação D para zona urbana.

Vereadora Maria José

Em sua fala, a vereadora Maria José lembrou que os vereadores pediram dias atrás que fosse concedido um abono aos profissionais da saúde. “O que a gente ouve desde que nós assumimos é que a saúde não tem dinheiro. O presidente entrou com uma emenda e nós votamos por um abono para os profissionais da saúde, mas a conversa é que nesta gestão não tem dinheiro a saúde”.

A vereadora observou também que a aprovação do projeto de lei que trata da atualização de salário dos servidores municipais, apesar de sancionado nunca foi integrado ao vencimento dos servidores. “O que eles alegam é que não tem dinheiro”. E complementou. “Se for por causa da pandemia, nós já o autorizamos [o executivo] a fazer contrato de pessoal, portanto não há necessidade da criação de mais cargos para a área da saúde”.

A aprovação do projeto junto com a emenda modificativa seguiu para apreciação do chefe do executivo para o devido sancionamento ou veto.

Abaixo as falas dos Vereadores Carlos Zoel – Cazoel (PP) e Gesmar Nogueira opinando sobre o projeto.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorATRAVÉS DE LIVE, BALSENSE LANÇA SEGUNDO LIVRO
Próximo artigoIMAGEM DO DIA – Prefeito Aleandro Passarinho entrega EPI’s para Secretaria de Assistência Social
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.