Em sessão da CVFN vereadora Ana Patrícia impetra seis importantes indicações reivindicando serviços e melhorias para o povo de FN

0
830

Outros parlamentares também reivindicam desde melhorias das estradas a poços artesianos.

Há duas semanas sem a realização de sessão ordinária, por conta da pandemia da covid-19, a sessão de segunda-feira (05) foi marcada por uma sucessão de indicações, que se configuram como reinvindicações para o povo de Fortaleza dos Nogueiras.

Somente a vereadora presidente da Casa, Ana Patrícia (PDT) entrou com seis indicações, as quais solicitam recuperação de ruas e estradas vicinais, além de reivindicar um telefone para a Casa de Saúde Ovídia Nogueira; um cronograma de limpeza pública, especificando o dia da coleta em cada rua e bairro, para que não haja o acúmulo de lixo; e a perfuração de um mini poço artesiano na localidade Baixa Grande, para assim ofertar água portável aos moradores.

Dentre as estradas e ruas reivindicadas pela vereadora está a rua que tem início na casa de Marcelino Costa chegando até a residência de Aurivan, na Vila Padre Leopoldo; a recuperação da estrada da localidade Cajueiro; a estrada da Fazenda São José, com início na residência de Manoel Celina, passando pela residência dos Ananias, chegando na residência de Messias (Fazenda São João) e a estrada que tem início na Fazenda Jabuti, passando pela fazenda Mirador, chegando à casa da Maria do Natal.

Indicações de Ana Patrícia

Saúde

O ápice da sessão foram as reclamações acerca dos serviços de saúde, no que diz respeito a atendimentos ao público e à covid-19. O vereador Carlos Zoel – Cazoel (AVANTE) cobrou acerca de ventiladores, respiradores e melhora no atendimento na recepção da Casa de Saúde Ovídia Nogueira.

O vereador Gesmar Nogueira (AVANTE) relatou a situação difícil que enfrenta o vereador Antenor Coelho, que foi acometido pela covid-19 encontra-se em estado grave. “Ele não está muito bem. Peço orações no intuito de que ele fique curado e volte o mais rapidamente aos trabalhos junto com a gente”.

A vereadora Joilma Santos fez um discurso de alerta e conscientização acerca da pandemia covid-19. “A pessoa que não vivencia, acha que é fácil, mas não é. Aqui em nosso município os números de casos, de óbitos, estão aumentando; as UTIs em Balsas estão lotadas, são 13 municípios atendidos. Que nossa população se conscientize com distanciamento, use máscara. A gente sabe que até o dia 20 é o estado crítico da pandemia”.

Em se tratando do boletim diário da covid-19 o vereador Ronaldo Mourão (PTB) questiona, ele acha que os números não condizem com a realidade.

Mourão também falou sobre a necessidade de reforma da escola da localidade Taboca, a ladeira da Jaó e ainda referiu-se à saúde, em se tratando de algumas cobranças que foram atendidas.

A presidente Ana Patrícia Sá após fazer a justificativa de suas indicações falou sobre a aprovação de requerimento que solicita ao prefeito que faça um projeto de Lei para devida  efetivação de bombeiros civis na cidade.

Ela também pediu que o secretário de Saúde comparece à Casa para esclarecer questões relacionadas à saúde do município.

Finalizando desejou a recuperação do vereador Antenor Coelho.

Todos os demais vereadores consternaram-se com o estado de saúde do vereador Antenor Coelho.

Demais indicações

Joilma Santos

Solicita recuperação dos mata-burros da região da Gameleira e da estrada que dá acesso àquele povoado com início no asfalto, chegando até o Vão do Velame, passando pelos ramais das localidades Butiquim, Matinha, Cará e demais ramais da região.

A vereadora também solicitou a recuperação da estrada da localidade Crueira – do Roçadinho ao Poço, e dos ramais que dão acesso às localidades barro vermelho, Saco da Espora, bem como ramal da Nália, Arião, Bonito, Fermosa até o Odair; ramal da Piaçava, Sitio, incluindo a ladeira do Vão do Velame e ramal da Imbirinha, Marimbondo e Jaó.

Indicação de Joilma

Gesmar Nogueira

O vereador solicitou a recuperação da estrada que tem início no Tabaquinho, passando pela fazenda de Katarina Cabeça, Batista do Liro e melhoramento de ramais as margens dessa estrada. Também pediu a recuperação da estrada, que tem início na Lagoa Feia e vai até o Brejinho. E para esta mesma localidade pediu a perfuração de um mine poço artesiano.

Indicação de Gesmar

Ronaldo Mourão

Solicitou que o prédio da escola da localidade Taboca seja reformado, transformando-o em posto de saúde.

Indicação de Ronaldo

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLocalidades Cachimbo, Vão do Velame e Matinha recebem cestas básicas doadas pela administração governando com o povo
Próximo artigoGOVERNANDO COM O POVO – Construída estrada vicinal da localidade Canto dos Caboclos e operação tapa-buracos segue a todo vapor
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.