Gastão Vieira e Alcântara, uma parceria de fé e responsabilidade social

0
826

O presidente do PROS/MA, Gastão Vieira, participa neste fim de semana do encerramento da Festa do Divino em Alcântara. A relação do ex-ministro do Turismo com a cidade histórica é tão antiga quanto a fé que move uma comunidade inteira para a realização do tradicional festejo em homenagem ao Divino Espírito Santo.

“A minha responsabilidade social com Alcântara começou quando eu era deputado estadual onde, convidado pelo então prefeito João Leitão, começamos a trabalhar pelo município. De lá pra cá foram inúmeras obras de infraestrutura, reformas de escolas, inclusive nas áreas quilombolas, além da implantação do IFMA de Alcântara. Como Ministro do Turismo liberei recursos para a requalificação da Praça da Matriz, hoje um dos cartões postais da cidade e ainda para a elaboração de projetos de restauração da Casa Histórica de Alcântara”, disse Gastão Vieira.

Entre outras obras de infraestrutura, realizadas com recursos liberados pelo ex-deputado, estão a pavimentação de ruas e a urbanização do Bairro Cema e da Rua da Baronesa. Gastão Vieira sempre buscou recursos para incentivar a realização da Festa do Divino, que faz parte do calendário turístico do Maranhão e é uma das dez festas religiosas mais importantes do calendário turístico brasileiro. Entre os anos 2000 e 2007 ele destinou aproximadamente 340 mil reais do Ministério da Cultura para a realização dos festejos.

“A grande ajuda que eu sempre dei para Alcântara foi para a Festa do Divino. Enquanto tive mandato e a prefeitura estava adimplente, eu ajudei principalmente os que fazem a festa, os que mais gastam e os que menos recebem. Enquanto os governos estaduais focam na divulgação turística da festa, eu aposto nos participantes, nos pagadores de promessas e durante muitos anos coloquei dinheiro federal no tempo certo para que a tradição da Festa do Divino permaneça viva”.

Para Gastão Vieira voltar à Alcântara é mais que um compromisso com a comunidade, é uma oportunidade de reforçar a minha fé e a minha  parceria com um povo que, como eu,  acredita na força do trabalho e  Divino Espírito Santo”.

 

 

 

Da assessoria de Gastão Vieira

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHildo Rocha contribuiu para a aprovação do regime de urgência para projeto que regulamenta criação de municípios
Próximo artigoSTF barra pagamento de abono com precatórios oriundos do FUNDEF
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.