Profissionais da saúde buscam junto aos vereadores de FN apoio para o plano de cargos, carreira e salários

0
663
Profissionais da saúde: Reivindicando direitos.

Na sessão de segunda-feira, 09, os vereadores receberam a visita dos profissionais da saúde de Fortaleza dos Nogueiras junto com o sindicato da categoria, pedindo apoio aos parlamentares para a efetivação do PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários).

A presidente do SINDSEPM/BAL (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Clinas), Isaura disse que “o plano de carreira é a única forma de valorizar o servidor público municipal”. E lembrou que os professores já têm o plano e, deve ser estendido aos demais servidores. “Enxergamos todos os servidores iguais”.

Joernerson explicou que “o plano de carreira vai rezar sobre toda vida do trabalhador, e também vai expor como esse trabalhador vai ser valorizado; como este trabalhador terá uma ascensão dentro de sua careira”.

Em apoio aos funcionários, todos os parlamentares se colocaram ao lado dos servidores.

Fala dos parlamentares

O presidente da Casa, Antônio Félix (PSL) falou sobre os pontos que considera fundamentais para institucionalização do plano. “Primeiro passo, a união dos funcionários; segundo, o apoio dos vereadores, que acredito seja o objetivo deles também [apoiar o plano]; e [terceiro] com a parceria funcionário e câmara, abre o leque, se abre o espaço para o diálogo de conversar com o gestor”.

A vereadora Maria José (PSD) disse que tal qual como foi com os professores fará com os funcionários da saúde. “Como eu fiz na época com o [plano] dos professores, quero me colocar a disposição da mesma forma: estudar, debater, modificar se for necessário, junto com o servidor, junto com o sindicato, com o gestor, para que não venha prejudicar o município, mas que também não venha prejudicar o servidor”.

O vereador Edimar Dias (PHS) falou nos passos que se precisa tomar para conseguir a garantia de direitos. E ir à câmara, o vereador entende que este “é o primeiro passo”. E sugeriu: “Seria importante deixar acordado aqui, a questão do segundo passo: convocar o gestor por meio de ofício, junto com cada servidor para ele dizer o que pensa, debatermos, termos um diálogo. Diálogo é a forma mais curta para resolvermos problema”.

m sua fala, ao mudar de assunto, Dias ainda solicitou que os vereadores entrem com uma “intervenção nesta administração para que deixe de acontecer o que está acontecendo hoje na questão do desfalque em nosso município, na falta de compromisso e respeito para com nosso povo” e, explicou: “Não digo isso com a intenção de querer prejudicar alguém, mas eu digo em querer beneficiar o povo de Fortaleza dos Nogueiras”. E sugeriu: “é tempo de nós nos ombrearmos e criarmos uma Comissão Parlamentar de Inquérito, ou seja, uma CPI para nós colocarmos as coisas para acontecer da forma como deve acontecer”.

O vereador Gesmar Nogueira (PSDB) iniciou sua fala relatando acerca da reclamação que ele levou às autoridades competentes a respeito do problema de telefonia móvel e, sobre a qual lhe foi informado via ofício oriundo da Anatel, que está sendo resolvido.

O parlamentar tem buscado junto às agencias reguladoras, resolver a precariedade dos serviços prestados pelas operadoras Tim e Claro, que persiste há dias na cidade.

O vereador também reclamou sobre o funcionamento do banco do Brasil, que constantemente está sem dinheiro nos caixas. “Não tem cabimento um negócio desses. Amanhã [terça-feira, 10], com certeza eu vou ao Procon mover uma ação contra o banco”.

Sobre o seu o apoio à reivindicação dos servidores sugeriu que seja “formada uma comissão, presidida por alguém de vocês, a Isaura, por exemplo e, a gente volte  a ter um diálogo com o prefeito sobre esta questão: uma, duas, três vezes. Se ele se manter irredutível, o convocamos aqui internamente e tentamos o diálogo, se não for possível, aí sim, trazemos  o assunto aqui para a tribuna e vamos dizer porque que o plano de carreira não veio até agora para ser votado”.

Mas o vereador Carlos Zoel (PP) disse que “diálogo não adianta mais, porque ele não quer diálogo com ninguém”. Em apoio à reivindicação dos servidores da saúde, Zoel referiu-se à folha de pagamento e, disse que “os funcionários que estão lá, eu chamo de fantasma, ele diz que não são fantasma. Mas acontece que as pessoas que estão lá, davam [o valor que percebem] para consolidar o plano de carreira de vocês”. E proclamou: “Se ele não arrumar essa folha eu vou divulgar o nome das pessoas”.

O vereador João Fernando – Túlio (PRB) se interveio na fala de Carlos Zoel e quis saber “porque na época [em outra gestão] não fizeram [o plano] para esses aqui”. Ao que Zoel respondeu: “porque você como vice [na época] não mandou para cá [o plano]?”. A plateia respondeu com aplausos e assobios a este comentário de Zoel.

Na tribuna Túlio esclareceu que “apenas fiz uma pergunta ao nobre vereador Carlos Zoel, se na época que fizeram o dos professores, porque não fizeram o de vocês. Não foi nada contra vocês. Pelo contrário, eu também sou a favor do plano. Ele chegando aqui eu voto a favor. Eu só disse que se na época tivesse feito logo, vocês não estariam nessa peleja toda”.

A vereadora Joilma Santos (PSDC) concordou com o vereador Gesmar a respeito da questão do banco não disponibilizar dinheiro nos caixas constantemente.

E em se tratando do plano de carreira disse que “quando chegar à Casa, com certeza tem a aprovação de todos nós”. E declarou: “Estou a disposição de todos os servidores. Não vou medir esforços para ajudar a cada um de vocês”. E garantiu que os parlamentares irão “conversar com o gestor e ele com certeza vai olhar com bons olhos para o plano de carreira de vocês”.

Visita ilustre

Esteve presente à Casa o senhor Domingos Catraca, que tem se empenhado muito para a implantação do Programa Luz Para Todos na região. Catraca usou a palavra anunciando sua pré-candidatura a deputado estadual.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRigo Teles registra candidatura para compor a nova diretoria da UNALE
Próximo artigoLuta de Hildo Rocha e Nonato Alves em busca de linha de credito especial para os mototaxistas ganha força com o apoio de 15 deputados
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.