Rigo Teles pede o apoio da Assembleia para emancipar povoados do Maranhão

0
546

O deputado Rigo Teles (PV) anunciou na terça-feira (17) que está mobilizando a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, para tornar realidade o sonho de emancipação política de vários povoados do Maranhão, especialmente os da região Central do Estado.

O anúncio foi feito depois que Rigo Teles recebeu, em seu gabinete, um grupo de lideranças políticas e comunitárias dos povoados Cocos do município de Mirador, Ipiranga e Santa Vitória de Barra do Corda, liderados pelo prefeito Roni Souza e pelos vereadores João Pedro e Graça do Ivan.

Ao receber a documentação comprovando que os povoados podem ser emancipados, Rigo Teles pediu o apoio de todos os deputados, para viabilizar a aprovação do projeto de emancipação política dos povoados, que já passou por todas as comissões do Congresso Nacional e será votado no dia 15 de maio.

Luta em Brasília

Recentemente, Rigo Teles participou, na Câmara Federal, de importante reunião da Comissão Especial do PLP 137/15, que trata da emancipação. Na ocasião, Rigo lutou pela emancipação dos povoados do Maranhão, especialmente Ipiranga e Santa Vitória, em Barra do Corda, e Alto Brasil, de Grajaú.

O parlamentar ressaltou que depois da aprovação do PLP 137/15, será devolvida às assembleias legislativas a prerrogativa de legislar sobre a emancipação dos povoados. “Conhecemos os municípios emancipados em 1994, com as eleições em 96, e percebemos o progresso e a prosperidade”, disse.

Na ocasião, Rigo Teles citou como exemplo Fernando Falcão, que antes de ser emancipado de Barra do Corda era considerado um dos municípios mais miseráveis do Brasil, e hoje é um exemplo para o Maranhão, porque se desenvolveu, prosperou e cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Da assessoria do deputado Rigo Teles.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEm audiência no Ministério da Integração, solicitada por Hildo Rocha, deputados buscam ajuda para municípios atingidos por enchentes
Próximo artigoProdutores rurais de Porto Franco recebem Patrulha Mecanizada adquirida com emenda de Hildo Rocha
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.