Sessão ordinária da CV de FN discute transporte público municipal

0
812

Dentre outros assuntos a sessão de segunda-feira (10) da câmara municipal de Fortaleza dos Nogueiras esteou-se no transporte público, tanto o seu uso quanto a manutenção. Óbvio que o vereador Carlos Zoel – Cazoel (PP) teria de mencionar o transporte escolar, afirmando mais uma vez irregularidades quanto à manutenção, no que concerne aos serviços de mecânica. E o questionamento do vereador mais uma vez desencadeou o debate entre os parlamentares sobre o assunto.

Cazoel disse que a “empresa Auto Center Trevo ganhou a licitação para a manutenção dos ônibus escolares, mas nós aqui temos conhecimento de que quem faz a manutenção é a oficina da prefeitura, o Gaúcho, que é concursado pela prefeitura, e o Boim. E aqui tem as notas fiscais de pagamento para o Auto Center Trevo”. E exclamou: “É esse tipo de coisa que o vereador eleito pelo povo, que tem que ficar atento para não deixar acontecer isso. (…) Todo mundo é conhecedor que os ônibus são arrumados lá [na oficina da prefeitura] e, aí eu pergunto aos vereadores: nós estamos aqui para fiscalizar: o que a gente faz com isso?!

Rebatendo o que disse Cazoel, o vereador João Fernando – Túlio (PTB) disse que como conhece o proprietário do Auto Center Trevo: “sua honestidade e transparência, acredita que ele tem uma explicação para cada uma dessas notas”. E tornou a repetir com veemência: “Volto a dizer que não tenho nenhuma dúvida da transparência e da honestidade do empresário Francicarlos”.

O vereador Renato Arruda (PRP) corroborou com Cazoel ao dizer que “os transportes escolares particulares não foram feito revisão“ E citou: “professor não vai à escola, alunos perdem aula, porque o transporte quebra. Quando o carro quebrar duas vezes por semana, tira esse carro, bota em outro, pois quem vai pagar isso é o aluno”.

E com seu jeito cômico, por vezes jocoso de falar sobre assunto sério, reportou-se ao tempo em que a fiscalização quanto ao dinheiro público era mais leve, por assim dizer. E mencionou que “prefeito ladrão teve muito por aí. Teve um que saiu em 31 de dezembro e vendeu um burro por 1800 reais e, ainda hoje um burro não vale isso; [risos de todos]; vendeu uma carroça por 3300 reais, no tempo em que um carro popular era 2200 reais. Então tem ladrão fino, muito ladrão e, bateu aqui em Fortaleza dos Nogueiras. Naquele tempo dinheiro saía era no rodo, ia-se buscar era no saco de estopa, não prestava conta e, hoje estão ficando séria as coisas”.

A vereadora Maria José (PSD) lamentou a tragédia ocorrida no 7 de setembro – o assassinato de Francisco Nunes Cavalcanti, conhecido como Chico Boiadeiro. E em seguimento à sua fala chamou o questionamento acerca da caminhonete Triton. “Cadê ela, senhores vereadores?!. Saímos aqui do primeiro semestre, a caminhonete estava aqui, andando nas ruas. Quantos vereadores viram essa caminhonete aqui do final de julho para cá? Quem é que sabe onde a caminhonete está? E ela não estava adesivada, mas foi transportada em cima de uma prancha a noite, tombada, virada por um funcionário da prefeitura. É vida, graças a Deus não teve nada. Mas esta Casa já foi informada de alguma coisa?”.

Mas o vereador Túlio rebateu quando disse que não estava “criticando governos passados”, mas disse que “na gestão de 2005 a 2008, que a vossa senhoria [vereadora Maria José] era secretária – volto a dizer, não estou lhe criticando – nós tivemos um carro alugado e, um carro só sofreu dois acidentes e, eu como vereador dessa Casa nunca recebi um ofício comunicando”. E explicou: “Eu tenho certeza que não é culpa do gestor da época do carro ter virado, assim como o de hoje também não tem culpa. Só estou esclarecendo que acidentes acontecem”.

Mas a vereadora dizia: “Não estou pondo culpa”. E defendia que os carros que estão a serviço do município têm de ser todos adesivados.

Votação de contas

O ex-prefeito José Arnaldo esteve presente à sessão, pois já completaram os 30 dias concedidos pela Casa para que ele apresente sua defesa em relação ao parecer reprobatório do TCE referente às suas contas do Fundeb.

O ex-prefeito esperaria acompanhar a votação dos parlamentes, mas estes acordaram para a próxima segunda-feira (17), pois alegaram que José Arnaldo não apresentou defesa a tempo para que os vereadores analisassem e assim a matéria fosse posta em votação na segunda, 10.

Felicitações

Ao término da sessão os vereadores parabenizaram a vereadora Maria José cantado o tradicional parabéns para você, por uma primavera da parlamentar, completada naquela segunda-feira (10).

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCampanha de Hildo Rocha se fortalece com adesões da prefeita e lideranças de Sucupira do Norte
Próximo artigoDurante ato político em parceria com Fábio Câmara, Hildo Rocha destaca relevantes conquistas do seu mandato parlamentar
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.