Valéria Macedo garante reformas e benefícios para a educação na Região Tocantina

0
788

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) e seu esposo Marco Aurélio Gonzaga estiveram reunidos com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na tarde desta quarta-feira (28), na SEDUC, para tratar de projetos de reformas e ampliações de escolas nos municípios de Campestre do Maranhão, Lajeado Novo, São João do Paraíso e da futura Escola de Tempo Integral de Carolina.

Campestre do Maranhão

Em Campestre foi tratado da reforma do C.E. – Valentim da Silva Aguiar, localizado no centro da cidade. A escola é o principal órgão do estado no município e hoje conta com uma média de 700 alunos, entre o Ensino Médio e EJA, que se encontra em reforma com recursos financeiros de emenda parlamentar da deputada. O secretário Camarão reafirmou a contrapartida do estado na “climatização da Escola”.

“Reformar a Valentim da Silva Aguiar de Campestre do Maranhão sempre foi um desejo meu, o qual agora se realiza para o bem de todos”, disse Valéria Macedo.

Lajeado Novo

Na Escola Professor Carlos Alberto Monteiro de Macedo, município de Lajeado Novo, que em poucos dias será entregue, a deputada foi pedir a climatização e a construção de uma quadra. A climatização, segundo o secretário, “será realizada dentro em pouco tempo”.

A reforma da escola é um dos projetos desenvolvidos pela SEDUC com a efetiva participação decisiva da deputada estadual Valéria Macedo e do deputado federal Deoclides Macedo.

O secretário Felipe Camarão, durante a audiência, chegou a dizer que “a primeira vez que tomou conhecimento da demanda de reforma e ampliação da Escola Carlos Alberto Monteiro de Macedo – que era conhecida como “Morcegão” – foi precisamente através dos pedidos feitos pela deputada estadual Valéria Macedo e pelo deputado federal Deoclides Macedo”.

São João do Paraíso

Outro projeto discutido com o secretário foi a reforma do C. E. – Delfino Aguiar de Azevedo, no município de São João do Paraíso. A escola da rede estadual possui cerca de 500 alunos no Ensino Médio e EJA. Em 2014 os alunos que prestaram ENEM 2014 obtiveram nota média de 429,0 pontos.

Escola de tempo integral em Carolina

 Na audiência foi tratado também do projeto da SEDUC que transformará a C. E. – Sertão Maranhense de Carolina em Escola de Tempo Integral. Uma das escolas mais importantes e tradicionais do sul do Maranhão cuja reforma recentemente efetivada foi uma luta da deputada Valéria Macedo.
“Todos em Carolina, especialmente os professores sabem da minha luta pela reforma do C.E. Sertão Maranhense pelo Governo Flávio Dino, e pelo meu desejo de revitalizar a tradição de Carolina na área de Educação, pois em tempos mais distantes minha mãe Maria de Jesus saiu de Porto Franco para estudar em Carolina”, disse.  Valéria acrescentou que “a principal janela de oportunidade das pessoas e do estado é a Educação e a Cultura. Sou casada com um professor universitário e o tema educação é assunto cativo na minha casa e na minha atuação política. A educação é a principal porta segura para o futuro das pessoas e do país”, enfatizou a deputada.

 “Atendendo aos pedidos de Valéria Macedo, estes novos investimentos na educação da Região Tocantina, se efetivarão em breve e a nossa meta e o desejo do governador Flávio Dino é tornar o Maranhão uma referência em educação pública no país”, finalizou o Secretário de Estado, Felipe Camarão.

 

Fonte: AL – Assecom/ Dep. Valéria Macedo com adaptações da Gazeta OnlineG

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGrupo de Oração atrai centenas de jovens em Balsas
Próximo artigoHildo Rocha destaca importância da Campanha da Fraternidade
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.