Vereadores relatam acerca de estradas vicinais e volta às aulas alertando para cumprimento dos 200 dias letivos

0
592

Os parlamentares também elogiam artigo de secretário de estado da educação que enaltece o ensino de FN

As discussões na Casa, na segunda-feira (25), discorreram basicamente sobre estradas vicinais e volta às aulas. Os vereadores também citaram um artigo de autoria do secretário de estado da educação, Felipe Camarão no qual ele elogia o ensino de Fortaleza dos Nogueiras, mencionando as escolas Marcelino Machado e Vera Lúcia com seus respectivos diretores e alunos destaques.

O vereador Gesmar Nogueira (PSDB) disse que “de todas as escolas do Maranhão, duas em destaque – em se tratando do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – é aqui de Fortaleza dos Nogueiras: a Escola Marcelino Machado, que tem como gestora a competente professora Dalvinha e a Escola Vera Lúcia, que tem nosso diretor Cristiano e a Ayla Pinheiro”.

Ele também parabenizou os discentes que obtiveram êxito em certames para ingressos em universidade do Estado Amazonas e Tocantins “Isso é motivo de orgulho para a educação de Fortaleza dos Nogueiras. Eu parabenizo todos os gestores que conduzem a educação de nosso município, bem como os alunos que são referência  a nível de Estado”, parabenizou o vereador.

Gesmar ainda citou acerca de uma reunião que aconteceria no dia seguinte (terça-feira, 26) para tratar da “problemática da água do Novo Acordo na própria localidade”, informou o parlamentar.

A vereadora Maria José (PSD) também “que é motivo de orgulho para nós alunos daqui passarem para medicina [por exemplo] sem antes passar por cursinho”. E citou: “Nós temos alunos que saem daqui já para curso de medicina veterinária sem passar por cursinho. Quero até, em nome da Mariana, filha da Delane parabenizar todos os universitários que conseguiram em 2019 ingressar numa faculdade”.

Maria José parabenizou o artigo do secretário, que classificou como reconhecimento à educação do município e estendeu os parabéns às escolas Marcelino Machado e Vera Lúcia.

Também citou o bom desempenho de escolas municipais dentro ou superior à média do IDEB: “Eliana Nogueira e a escola Jesus Cristo [localidade Cajueiro], das séries iniciais e, das séries finais, a escola São Bento [localidade Gameleira]. “Então isso é motivo de muito orgulho, pois tanto as escolas da sede do município quanto às do interior, a gente ver o esforço, o desempenho, ver os resultados positivos”.

Mas a vereadora reclamou que há escolas [zona rural] que “passam 21 dias sem alunos comparecerem por causa do transporte escolar”. E Alertou: “São 200 dias letivos; teve ano em que não teve 165 dias de aula”. E deixou a interrogação: “As estradas estão aí [ruins], as chuvas, graças a Deus está chovendo e, o transporte como é que fica?”.

Ainda sobre educação o vereador Renato Arruda (PRP) denunciou “professores que não querem dar aula. Só querem ser coordenadores. Aqui tem 18. Há professores bons, que têm de ir para sala de aula”.

O vereador também parabenizou o êxito da nota do IDEB e o reconhecimento do governo do Estado à educação de Fortaleza dos Nogueiras, quando da publicação do artigo do secretário de estado da educação, Felipe Camarão.

Carlos Zoel (PP) referindo-se às estradas mencionou um vereador de terceiro mandato, falou das estradas e reforma das escolas em vídeo abaixo.

O vereador Edimar Dias (PHS) também reclamou acerca das estradas vicinais e pede urgência na recuperação. Pois de acordo com o parlamentar há “estradas vicinais em nosso município que nunca foram feitas, que nunca passou uma patrol”.

O presidente da Casa, Antônio Félix (PSC) ao encerrar a sessão pontuou um série de itens que carecem de atenção, desde a manutenção de poços artesianos, conclusão de obras; bem com discorreu também a cerca de projetos de lei que tramitam na Casa, como o de unificação de matriculas.

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorProrrogada as inscrições para o concurso público de Fortaleza dos Nogueiras – Corra! Ainda dá tempo você fazer a sua!
Próximo artigoDeputado Edilázio Júnior externa pesar por morte do jornalista Robert Lobato
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.