Após 8 anos prefeito Aleandro Passarinho conclui portais turísticos de Fortaleza dos Nogueiras

0
713

Obra foi iniciada nos idos de 2011

 Portais: Aspectos de ambos os lados

E para comemorar mais esta obra concluída não menos que três bandas fizeram a festa para o povo, que dançou até o dia amanhecer, a exatas 06h12 da manhã.

Prestigiando a festa estava o prefeito de Sambaíba, Dr. Santana; os vereadores Edimar Dias, Zé Magno, Joilma Santos e Renato Arruda.

O prefeito de Sambaíba lembrou a memória do ex-prefeito “Zuzu, Bonifácio Pinto Costa e Chico Boiadeiro”. Segundo ele, “se vivos estivessem, estariam aqui”.

E numa espécie de comparativo reportou-se a anos anteriores. “A Fortaleza de 86 para a Fortaleza de 2019 é muito diferente. (…) Eu sou entusiasta do prefeito que trabalha. É por isso, Aleandro, que antes de você ser candidato eu já dizia para meus amigos aqui nesta terra: Fortaleza está precisando de um prefeito empreendedor. E eu não me decepcionei, porque você foi o melhor prefeito da história de Fortaleza dos Nogueiras”.

A vereadora Joilma (PSDC) parabenizou o prefeito Aleandro “pelas obras inacabadas que concluiu em Fortaleza dos Nogueiras. A primeira obra inaugurada foi o mercado público; a segunda foi a creche; a terceira, o Farol e, hoje estamos inaugurado os portais. Nós a muito tempo esperávamos por isso e, não teve nenhum corajoso que fizesse. Então por isso, Aleandro eu te agradeço”.

O vereador Edimar Dias (PHS) enfatizou que “precisamos aproveitar a oportunidade que foi Deus quem nos deu, tendo um prefeito como o Aleandro, que não mede esforços para correr atrás do bem estar dessa cidade; tem lutado dia e noite e, eu, vereador Edimar reconheço a luta desse homem, que é digno dos meus parabéns, por que estamos inaugurando uma obra, que passou várias gestões e quantas pessoas por aqui passaram e diziam: esta é mais uma que não vai ser concluída. E aqui está sendo concluída mais uma obra e está sendo entregue ao povo de Fortaleza dos Nogueiras, como muitas que foram entregues nesta gestão e outras que virão. Por isso, não estamos olhando o lado partidário, mas estamos olhando o bem do povo”.

Prefeito Aleandro: Lendo mensagem enviada ao secretário Riba Rico, que de acordo à leitura é um reconhecimento de um filho da terra, que mora em outra cidade, acerca dos trabalhos que Aleandro tem feito no município.

Disse ainda que “a situação era tão crítica que um caminhão quando vinha trazer mercadoria para nossa cidade tinha que ser puxado por trator porque atolava no meio da nossa cidade. Fortaleza passou por um tempo muito sofrido e, digo: falta muito ainda, Aleandro; tem muita coisa para ser feita. Mas coisas estão acontecendo. Digo a vocês que deram esta oportunidade à Fortaleza, continue com esta atitude, querendo o melhor para nossa cidade, porque eu vejo aqui o prefeito que quer também o melhor para Fortaleza do Nogueiras. Aqueles que pensam em si próprios, com seus egoísmos não irão muito adiante, perecerão na sua trajetória de vida, porque não querem o bem do próximo e, na política, não é pensar em nós mesmos, mas pensar no povo; administrar o que é público não é administrar o que é privado, é pensar no bem estar da sociedade”.

Em sua fala o vereador José Magno (PCdoB) disse que a gestão de Aleandro Passarinho “é comprometida om o povo de Fortaleza dos Nogueiras”. E disse que o “seu gestor é o mão santa, onde ele põe a mão tudo acontece” Citou então que “ele pôs a mão no mercado público, funcionou; pôs na creche, funcionou; e em todas as ruas e avenidas de Fortaleza dos Nogueiras; e no Farol e aconteceu”.

Agradeceu também a Aleandro que sempre tem “atendido seus pedidos”, pois “não pede nada para si, só para o povo”. E emendou: “Tenho dois carros trabalhando para o povo dia e noite e, 80, 90% devo ao Aleandro Passarinho, porque vocês sabem que a condição do vereador não dá para sustentar dois carros (…) e toda pessoa que eu encaminho lá para a prefeitura, ele dá o abastecimento para eu levar para Teresina, Imperatriz, Araguaína, Carolina, Estreito, Balsas, Ceará. Eu acho que meus carros já rodaram mais de 45 municípios dentro do meu mandato de três anos. Isso eu agradeço ao Aleandro Passarinho por ter me dado essa chance para eu trabalhar para o povo de Fortaleza do Nogueiras”.

Antecedendo a fala do prefeito Aleandro Passarinho (PDT) o povo assistiu a um vídeo que atesta o início da obra no ano de 2011, a qual passou por duas gestões, com uma sucessão de erros no projeto; praticamente tudo teve de ser desmanchado refeito seguido corretamente a planilha de trabalho, diz a mensagem do vídeo. 

Após, Passarinho iniciou sua fala como já é de praxe, agradecendo ao Criador. “Hoje sem dúvida alguma é dia de dizer muito obrigado a Deus por Ele permitir que nós pudéssemos estar aqui nesta noite, cumprindo um compromisso político, entregando à população mais uma obra”. A qual ele elogiou dizendo apenas que é uma “obra que dispensa comentários”. Vocês viram aqui neste telão quando ela iniciou e não sei o porquê não foi terminada em gestões passadas”.

Prefeito que tem compromisso e prefeito que não tem compromisso

Sem contra-atacar ninguém, Aleandro Passarinho disse apenas que as pessoas o “conhecem e sabem que ele não é de falar da vida de ninguém”. Mas respondendo comentários de redes sociais, do tipo: ‘estão terminando uma obra iniciada pelo prefeito anterior’, declarou: “difícil não é conseguir a obra, difícil é dar continuidade e terminar essa obra, porque se fosse fácil, a creche eles tinham terminado; os portais e o mercado eles tinham terminado; as ruas tinham asfaltado; o farol tinham terminado. Então, esse blábláblá não existe, o que existe é prefeito que tem compromisso e prefeito que não tem compromisso; o que existe é aquele que busca e aquele que não busca e espera cair do céu”.

Passarinho falou sobre a crise do país que se arrasta desde o ano 2016. “Ela vai completar agora 4 anos, em março de 2020. (…) Em 85 anos, meus irmãos, foi a pior crise econômica que o Brasil já viveu. Eu tive a infelicidade de pegar esse mandato de crise, mas eu não a deixei me vencer, eu fui atrás, bati nas portas de quem poderia ajudar o município e, graças a meu bom Deus, que nunca me desamparou, sempre tem nos atendido, sempre tem dado o privilégio e o prazer de fazer alguma coisa por nossa cidade”.

Abdicação

Aleandro demonstrou que tem abdicado de uma vida com mais conforto, no que se refere ao que ele percebia como proventos outrora, para administrar Fortaleza. “Eu tinha um salário de mais de R$ 100.000 na minha empresa, graças a Deus. Hoje eu vivo de um salário de um pouco mais de R$ 11.000 da prefeitura – insuficiente para manter a vida que eu tinha outrora, mas isso não me abalou, porque eu disse que um dia eu poderia fazer alguma coisa pela minha cidade, e graças a Deus estou fazendo”.

Rebatendo acusações

“Hoje a gente recebe acusações de pessoas do mal, em rede social”, disse ao referir-se “a vereadores revoltados com a vida, que tiveram oportunidade de fazer em gestões passadas, foram secretários, tiveram acesso aos prefeitos e, não fizeram. E hoje ficam o dia todo postando que eu sou ladrão”.

Ironizando os comentários apontou várias obras que realizou e/ou concluiu evidenciando sua lisura e honestidade. “Foi o prefeito ladrão aqui que terminou a creche, mas não fui eu quem roubou o dinheiro da creche, não; é o prefeito ladrão aqui quem terminou o farol, mas não foi este prefeito quem roubou o dinheiro, não; é o prefeito ladrão aqui quem terminou o mercado, mas não fui eu quem roubou, não; é o prefeito ladrão quem terminou os portais, mas não foi eu quem roubou não; é o prefeito ladrão quem tirou vocês da lama, pois vocês viviam na lama na avenida principal; foi este prefeito ladrão, quem asfaltou a cidade quase toda, o bairro São Miguel, a Rua Samaritano e várias ruas do Recreio; foi este prefeito ladrão aqui, que eles dizem em rede social, quem fez mais de 20 pontes na cidade e, ainda tem mais dez pontes para fazer e nós iremos fazer, com fé em Deus”.

E seguiu com o mesmo termo “foi este prefeito ladrão aqui” elencado mais obras que realizou:

– “Cavou o poço do Vão Fundo, que há 25 anos eles prometiam fazer e, não fizeram, e esse prefeito ladrão aqui, fez;

– “Cavou o poço das Baixas, que há 25 anos, esperavam cavar e não cavaram”;

– “Cavou o poço das Bilouras”;

– “Fez a sala de crianças especiais da Escola São Raimundo Nonato”;

– “Fez um quadra [poliesportiva] no São Raimundo Nonato”;

– “Fez um auditório no Eliana Nogueira”;

– “Fez banheiro na Ciloura, pois lá não tinha”;

– “Fez banheiro na Piaçaba, na Lagoa Feia;

– “Esse prefeito tirou vocês daquele hospital, que era um chiqueiro de porco lá, e hoje é climatizado;

– “Esse prefeito pegou o hospital com uma ambulância, com seis meses no cepo e hoje tem quatro ambulâncias”;

– “Esse prefeito pegou a agricultura com um trator no cepo, sem motor de partida, sem pneu e hoje tem 5 tratores na agricultura”.

– “Esse prefeito botou um carro zerado no Conselho Tutelar”

– “Conseguiu uma caçamba e uma patrol nova para essa cidade”;

– “Esse prefeito aqui teve a coragem de fazer um concurso público e colocar médico 24 horas no hospital. Problema de médico acabou. Já teve três médicos que tomaram posse: Dra. Fernanda. Dr. Márcio e Dr. Caio e, dia 22 agora vai tomar posse o quarto médico. É 24 horas para morar no hospital. Outrora não fazia porque gera uma despesa muito grande, meus irmãos”.

Mais obras

Aleandro ao falar sobre a perícia para aposentadoria, que é através de sorteio o município onde será realizada, disse que Fortaleza dos Nogueiras disponibiliza de “quatro carros alugados para o povo. E nesta viagem que fui à Brasília consegui três Fiat’s novos; consegui um caminhão compactador de lixo para receber em março do ano que vem e, vou comprar agora, através da emenda da Elisiane outro caminhão de lixo”.

E a notícia que o prefeito considera como a melhor “é em relação a uma emenda que consegui do deputado Aluísio Mendes – a revitalização do Açude, e convido vocês para dia 29 de dezembro lá na praça da matriz, vocês verem em telão 3d como vai ficar o açude – uma coisa maravilhosa”. E seguiu falando que “dia 29 vocês irão ver como ficará a rodoviária, que prometi que iria fazer e vamos fazer aqui na Vila Natan, com fé em Deus; Brevemente iremos asfaltar, cobrir aquelas pedras nojentas que tem no bairro Nova Fortaleza”.

Ao Finalizar disse que tem “lutado diuturnamente para melhorar nossa cidade. Nós temos falhas e erros, porque ninguém é perfeito, todos nós temos nossos erros e defeitos. Eu sei que tem muitas pessoas do mal que não querem o bem de nossa cidade, e procura denegrir minha imagem, colocar minha imagem contra vocês, mas vocês sabem a realidade, vocês têm visão. (…) Deus sabe o que eu estou vivendo como empresário, como homem; Deus sabe as perseguições que eu sofro diariamente aqui em nossa cidade, mas Deus sabe também que vocês são gente do bem, vocês sabem o que é melhor para nossa cidade, que vocês não vão se enganar com mentiras, conversas e com vídeo mal feito e enganador. Eu quero e vou lutar até o final do meu governo por uma cidade mais digna e melhor para se viver, uma cidade da qual vocês não tenham vergonha de convidar ninguém para vir até aqui; hoje reconhecida em todo Sul do Maranhão como uma cidade que teve um avanço muito grande em nossa região”.

O secretário de Infraestrutura, José Ribamar Pereira (Riba Rico), Baltazar (Batata) e professor Josafá também usaram a palavra.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGilmar diz que quer julgar ainda neste ano condenações de Moro contra Lula
Próximo artigoEdilázio repudia manobra do Governo para a reforma da Previdência do MA
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.