Há quase duas décadas Farol do Saber é inaugurado em FN pelo empenho do prefeito Aleandro Passarinho

0
1663

Órgão leva o nome do autor do hino do município, Pedro Teixeira

Na terça-feira (12) Fortaleza dos Nogueiras reviveu sua história quando foi descerrada a placa de inauguração do Farol do Saber, pois lá está toda a história do município, dos prefeitos ao autor do hino da cidade, Pedro Teixeira, que aliás, é o nome do estabelecimento. Também dá ênfase às belezas naturais da região, sobretudo às cachoeiras, evidenciando assim o ingresso de Fortaleza dos Nogueiras à Chapada das Mesas.

E presente estava a família do homenageado, representada por seu filho Daniel Teixeira, que deixou claro sua felicidade e emoção por ter o nome de seu pai em obra tão importante, que há tempos estava parada no tempo – mais de 17 anos esperando a devida conclusão. Algo que só aconteceu agora com o esforço, a vontade e a determinação em fazer as coisas aconteceram, de Aleandro Passarinho, que foi em busca e recebeu ao aval e os préstimos do governo do Estado que o ajudou a realizar o sonho do povo fortanogueirense em ver tão importante órgão público devidamente concluído, servindo ao povo, sobretudo ao jovem estudante, que necessita de pesquisar e trilhar o mundo do conhecimento em um mundo cada vez mais competitivo, em que a educação carece de um olhar especial.

“Há mais de 20 anos a gente sonhava com esta obra prima e, um dia eu vi o senhor prefeito dizendo para mim, que esta obra seria a mais bonita de Fortaleza dos Nogueiras para ele e, eu concordo com o senhor. Era um sonho de todos os fortanogueirenses, era um sonho de todos os professores, os alunos. Hoje nós temos um farol do saber, temos onde pesquisar, onde buscar recursos. Eu estou feliz”, externou Daniel Teixeira, filho de Pedro Teixeira. “Quando o senhor prefeito me perguntou se poderia colocar o nome de Pedro Alves Teixeira eu não tive palavras para lhe responder, eu respondi com lágrimas, tamanha foi a emoção. E através desta homenagem , senhor prefeito você resgatou a memória do meu pai para muitas pessoas aqui de Fortaleza dos Nogueiras”. Após sua fala ouviu-se o hino do município na voz da família de Pedro Teixeira.

Irmã Claudete, ao pedir bênçãos de Deus para o farol e todos que dele irão utilizar, orou: “Deus pai de bondade, criador de todas as coisas e santificador de todas as criaturas, suplicamos a tua benção e proteção sobre o Farol do Saber Pedro Teixeira. (…) E que o saber seja colocado em prática para uma melhor qualidade de vida para todos”.

A secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Joilene Assunção fez menção ao governo do Estado e ao esforço do prefeito Aleandro Passarinho em ir em busca da realização de mais este sonho. “Hoje nós estamos recebendo este bem preciso aqui, que é o farol Saber, esperamos que ele seja cuidado com muito carinho e muito amor, porque aqui traz conhecimento para os fortanogueirenses”.

“O governador Flávio Dino tem como sua marca número um investir na educação, no que ele considera de mais precioso – o povo do Maranhão”, disse Rosyjane Paula, gestora da UREI (Unidade Regional de Educação de Imperatriz) representando a secretaria de Estado da Educação. No ensejo, mencionou as escolas Professora Vera Lúcia, dirigida pelo professor Cristiano de Oliveira e Marcelino Machado sob direção de Maria Dalva Macedo. “Temos uma história também com a rede municipal, pois o nosso Ideb [de Fortaleza] é o maior do Estado do Maranhão, 4.7, significa dizer que o olhar da prefeitura também é muito carinhoso com a rede do ensino fundamental, isso tem de ser destaque sempre”.

Rosyjane ratificou que a obra é uma parceria do governo do Estado do Maranhão entre as Secretarias de Estado da Educação e a Secretaria de Cultura e Turismo e as prefeituras que dizem sim: eu quero a reforma do Farol do Saber. Temos então esse patrimônio do povo de Fortaleza dos Nogueiras, que traz o nome de Pedro Teixeira; tem toda uma simbologia desse hino, que eu achei assim encantador, mostrando a força, a coragem desse povo e que destaca as belezas naturais da região”.

Pedindo bençãos: Autoridades e família Teixeira orando pelo Farol junto com Irmã Claudete.

“Hoje sem dúvida alguma é um dia ímpar em nossa cidade, é dia de gratidão, primeiramente a Deus por ele estar dando a oportunidade de juntos estarmos inaugurando uma obra brilhante em nossa cidade, que é o Farol do Saber”, disse o prefeito Aleandro Passarinho. “Uma obra que há quase 20 anos deveria estar servindo aos nossos estudantes fortanogueirenses, transmitindo o conhecimento, o saber, mas infelizmente era usado para outros fins. Mas graças a Deus e graças ao nosso governador Flávio Dino, um governador municipalista, um homem sensível com os problemas do nosso município. Flávio Dino tem sido solidário com todos nós, tem sido companheiro, tem escutado o nosso sofrimento e sempre tem nos ajudado, nos proporcionado alegrias como esta de hoje”.

Passarinho citou as vezes que foi em busca de realizar a “construção do Farol do Saber, pois eu não considero reforma, mas a construção, porque ele estava em ruínas”, disse.

O prefeito ainda falou sobre as qualidades de Pedro Teixeira, citando sua inteligência e suas qualidades como cidadão de bem. “Só pelo fato de ele ter feito o hino já era conquistado o direito de se colocar o nome dele. Eu dizia ainda quando jovem que se um dia Deus me desse a oportunidade de ser o gestor dessa cidade eu iria fazer alguma coisa para homenagear seu Pedro e, graças ao governador Flávio Dino estamos hoje cumprindo um compromisso político e realizando um sonho meu, do povo e tenho certeza que é um sonho de toda família também”.

História acerca do início da construção do Farol e Reconhecimento de ex-vereadora

A ex-vereadora Maria de Fátima (Branca) falou a respeito da luta em anos anteriores para conseguir o terreno para construção do Farol; falando sobre os recursos que foram liberados com o qual foi construído “aquela parte que vocês passaram vários anos para conhecer”, disse. E explicou que no dia 16 de janeiro de 2002 lá para o final daquele ano o recurso entrou, “não foi o recurso todo e, daí até então foi aquela luta pra ver se conseguia o restante do recurso para finalizar a obra, que estava daquela situação. Mas graças a Deus hoje nós estamos aqui agradecendo a Deus, ao prefeito Aleandro e agradecendo também o governador Flávio Dino”.

“Eu só tenho a dizer que Fortaleza está de parabéns, toda equipe estudantil” externou a ex-vereadora. “Agradecer Aleandro como prefeito em ter realizado mais um sonho; você prometeu em campanha e cumpriu. Mas agradecer de forma especial ao governador Flávio Dino, porque de 2002 até então, todos os prefeitos lutaram para realizar esta obra, assim também como o Aleandro, que é um prefeito pidão e, prefeito tem de ser pidão, eu tiro o chapéu para ele porque ele é prefeito pidão; está nas portas, em Brasília, em São Luís pedindo benefícios; mas se não fosse a boa vontade do governador, isso não seria possível”.

Antes e depois

Vídeo com a produção da Mídia Play mostrou como se encontrava o Farol, que foi alvo de várias matérias acerca do desperdício do dinheiro público em uma obra inacabada e, como se encontra hoje, totalmente reconstruído com o empenho do prefeito Aleandro Passarinho e a boa vontade do governador Flávio Dino.

Festa

A noite foi selada com uma festa dançante ao som da banda local Pisada Quente e Mulekinho.

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAção de Hildo Rocha contribuiu para a aprovação de projeto de lei antiterrorismo
Próximo artigoCasas viabilizadas por Hildo Rocha mudam a paisagem da zona rural e transformam vidas no município de Brejo
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.