Por intermédio da vereadora Ana Patrícia Sá Programa Jovem Aprendiz é iniciado em FN

0
278

Instalação do Programa conta com a parceria da empresa Agro Serra e Senar

A vereadora Ana Patrícia em parceria com a empresa Agro Serra e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) deram início na manhã de anteontem (25) ao Programa Jovem Aprendiz no município, oferecendo o curso de Auxiliar Administrativo para 15 jovens com idade entre 20 e 22 anos.

Além de Ana Patrícia Sá, o evento foi abrilhantado também pela presença do superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo; coordenadora do Jovem Aprendiz (Senar), Yolanda Gomes de Oliveira; Claudete de Carvalho, Presidente da Associação Precavi; Maria José Costa de Sousa, Secretária Municipal de Educação e colaboradores da empresa Agro Serra; Vitor, que iniciou na empresa Agro Serra através do Jovem Aprendiz do Senar; a psicóloga Lis e Patrício da Faema.

A vereadora Ana Patrícia Sá é incansável na busca por qualificação profissional para os jovens de Fortaleza dos Nogueiras. É mobilizadora do Senar e tem promovido cursos de formação profissional rural e social, e também formação técnica, tal qual o curso Técnico em Zootecnia e o Programa Jovem Aprendiz, que está proporcionando a 15 jovens aprender uma profissão (Auxiliar Administrativo). “Neste programa o aluno ganha uma bolsa de estudo para aprender uma nova profissão. Este é o primeiro Jovem Aprendiz aqui em Fortaleza dos Nogueiras e conta com a parceria da Agro Serra e Senar. Estou imensamente realizada. É um sonho que se concretizou”, enfatizou a vereadora Ana Patrícia Sá. “Os alunos adquirirão um conhecimento enorme, aprenderão tudo a respeito do que é ser Auxiliar Administrativo neste curso técnico e estarão preparados para o mercado de trabalho”.

Com uma carga horária de 960 horas entre teoria e prática, o curso será concluído em 19 de janeiro de 2024. Os primeiros 4 meses serão no Sindicato dos Produtores Rurais e os demais meses, na empresa Agro Serra.

Explicando a respeito do Senar, a coordenadora do Jovem Aprendiz (Senar), Yolanda Gomes de Oliveira, frisou que “o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem várias formas de atuar no município. Temos cursos de pequena duração; os cursos técnicos, com uma turma de Técnico em Zootecnia aqui em Fortaleza dos Nogueiras e temos agora a primeira turma de Jovens Aprendizes”.

 Programa Jovem Aprendiz    

É uma lei que tem como objetivo inserir e capacitar jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. Ela estabelece que empresas de pequeno e grande porte devem ter entre 5 e 15% de colaboradores nessa modalidade.

Esse modelo de contratação é uma oportunidade para o jovem ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho e ainda conseguir uma qualificação técnica. Isso porque, durante o programa, o jovem recebe qualificação técnico-profissional na empresa contratante.

 

 

 

 

 

 

 

 Informações sobre o Programa Jovem Aprendiz: PontotelCus
COMPARTILHAR
Artigo anteriorDite – Presidente Municipal do Republicanos demonstra comprometimento por melhorias para Fortaleza dos Nogueiras
Próximo artigoEscritor Alex Brito fala de literatura a alunos da Escola São Raimundo Nonato
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.