Carga horária: Fim do impasse entre professores e prefeitura municipal

0
791

Acordo foi firmado na presença do ministério público, sindicato dos professores e vereadores de FN

Leitura do do acordo: Nestor Sá – advogado do sindicato dos professores lendo os termos do acordo ladeado por professores, direção do sindicato e vereador Cazoel ( primeiro à direita).

Anteontem (22) em reunião com os professores, o sindicato da categoria anunciou o teor do acordo, que poria fim ao impasse entre professores e a prefeitura municipal, o qual já havia culminado na paralisação das aulas, por três dias.

A vontade do governo municipal era de que a carga horária, que por lei é de 20 horas semanais, menos um terço (1/3) desse total para que o professor fique fora da sala, realizando atividades pedagógicas extraclasse, e que foi instituído sob acordo com gestões anteriores, para 13 horas, fosse alterada para 16, alegando dificuldade financeira para arcar.

Professores: Apreensivos quanto à leitura do acordo.

Isso gerou um enorme descontentamento entre os professores que, não abriam mão das 13 horas. O impasse foi estabelecido – os professores por três dias não foram à escola e, o caso foi parar no ministério público, onde na presença do sindicato da classe, vereadores e secretaria de educação, foi estabelecido o total de 14 horas para o Ensino Fundamental Maior e 16 horas para o Ensino Fundamental Menor com pagamento de uma hora-extra.

Acerca dos três dias de paralisação, os professores se comprometeram a repor e, as faltas não serão descontadas de seus vencimentos.

Também foi acordada a formação de um Comitê Gestor do FUNDEB que avaliará a previsão de recursos até o fim deste semestre, havendo disponibilidade será mantido o acordo. Do contrário, volta para as 16 horas. Mas isso ocorrerá somente mediante a constatação do Comitê Gestor, que se reunirá ordinariamente e emitirá parecer e sugestão ao prefeito sobre a real situação financeira.

O Comitê é instituído por dois membros do poder executivo; dois do poder legislativo; dois membros do sindicato da categoria; presidente do Conselho Municipal de Educação; presidente do Conselho Municipal do FUNDEB e Secretária Municipal de Educação – esta presidirá o Comitê.

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEduardo Sá deverá sair candidato a deputado federal
Próximo artigoRealizado I Copão Sul Do Maranhão de Futebol Amador
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.