Crimes cibernéticos: projeto que fixa punição por disseminação de informações falsas está próximo de ser aprovado

0
726

Em tramitação na Câmara Federal desde o início de 2015, o Projeto de Lei nº 215 que trata sobre o uso indevido de informações falsas poderá entrar na pauta de votações em breve. O autor da proposta, deputado Hildo Rocha, ressaltou que a apuração de crimes de calúnia e difamação, praticados por meio de redes sociais, é algo difícil de ser apurado pelos órgãos competentes. De acordo com o parlamentar, a cada dia crescem as ocorrências de crime que tem atormentado não só personalidades públicas, mas também organizações empresarias e outras instituições. “Recentemente, uma rede grande rede de supermercados do Maranhão foi duramente atacada por notícias falsas, por Fake News, ” destacou Rocha.

De acordo com as informações inverídicas, a empresa estaria sendo obrigada a fechar lojas por causa de supostas falcatruas que teria cometido junto ao Fisco federal. “Isso causou apreensão em fornecedores e principalmente em milhares de trabalhadores e trabalhadoras que temiam perder os seus empregos”, enfatizou Rocha.

O parlamentar explicou que o projeto de sua autoria estabelece regras e punições severas para quem pratica esse tipo de crime. “As pessoas têm direito de se expressar livremente. O que não podemos aceitar é que criminosos se esconderem em perfis falsos para atacar a honra, denegrir, difamar e caluniar as pessoas. Quem faz isso deve responder pelos seus atos. Então, peço o apoio dos colegas deputados e deputadas para que me ajudem a aprovar o PL 215 para que, finalmente, tenhamos regras claras acerca desse tipo de abuso que diariamente é cometido por pessoas inescrupulosas e maliciosas que se utilizam das redes sociais para achacar, intimidar, extorquir e dilacerar a honra das pessoas e a reputação de empresas e instituições”, asseverou Hildo Rocha.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorUTC em FN persegue jovens e culmina em morte dos dois
Próximo artigoEm primeira Sessão Itinerante da Câmara de FN vereador Cazoel aponta irregularidades em reforma de escola
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.