24.3 C
Fortaleza dos Nogueiras
Inicio GERAL É no Maranhão que se fala o melhor português do Brasil?

É no Maranhão que se fala o melhor português do Brasil?

0
1213

Terra geradora de grandes escritores da cultura literária clássica no Brasil, o Maranhão é apontado por estudiosos como o estado que fala o melhor português

A famigerada “Atenas brasileira” recebeu esse nome após a época dourada do cultivo de algodão, seguida por uma explosão cultural. O Maranhão foi uma das primeiras regiões a receber iluminação pública no país e a que mais se relacionou com as cidades europeias, era sempre atualizada nas novidades da literatura francesa. Logo se manifestaram vários escritores e poetas romancistas, como Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Aluísio Azevedo, entre outros que exerceram grande importância no cenário literário brasileiro.

Com fama intelectual, estudiosos apontaram que no Maranhão se fala o melhor português, embora alguns pesquisadores desmitifiquem esse posicionamento. O professor paulista, Pasquale Cipro, disse em uma entrevista à revista Veja que nenhuma região tem a melhor ou pior fala do português, que depende da posição social que o brasileiro possui diante da norma culta. Afinal, assim como os outros estados, o Maranhão comete erros na língua portuguesa.

Essa fama de que fala o português mais correto também se deve ao fato de ainda ser usado nas regiões do Norte/Nordeste o pronome clássico “tu” (termo substituído por você, devido à reorganização do sistema pronominal), procedido pelo verbo terminado com s – “Tu vais…”.

No livro Preconceito linguístico, Marcos Bagno disse:

“Toda variedade linguística atende às necessidades da comunidade que a emprega. (…) É também resultado de um processo histórico próprio, com suas vicissitudes e peripécias particulares”.

Logo, é mito um lugar falar o português mais bonito e correto que o outro. Cada lugar possui suas respectivas características linguísticas que são meros reflexos históricos. O Maranhão ainda segue alguns termos gramaticais arcaicos e tem um histórico literário de extrema relevância. Talvez, por isso, essa fama ainda dure um bom tempo.

 

 

 

 

FONTE: O Imparcial com dapatações de Gazeta OnlineG

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRigo Teles recebe apoio de lideranças e jovens universitários de Barra do Corda
Próximo artigoEm Sessão Solene presidida por Hildo Rocha Câmara dos Deputados presta homenagem à UemaNet
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.