Hildo Rocha destaca importância do 1º Prêmio BIM da Administração Pública

0
708

Relator de um Projeto de Lei que obriga o serviço público a utilizar a Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção, o deputado federal Hildo Rocha destacou a importância da entrega do 1º Prêmio BIM da Administração Pública que foi realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) é um método de planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação. A modelagem oferece suporte a projetos ao longo de todas suas fases, oferecendo uma análise precisa dos processos e possibilitando mais proficiência na gestão dos recursos financeiros.

“Por meio dessa tecnologia, é possível diminuir custos de obras públicas e torna-las mais eficientes, sem falhas na concepção e na execução. Portanto, é um modelo que deve ser adotado por órgãos da administração pública direta, em todos os estados e municípios brasileiros”, argumentou Hildo Rocha

Frente parlamentar

A frente parlamentar, criada em 2015, tem por objetivo estimular os órgãos da administração pública a adotarem o método na contração de obras de edificações e de infraestrutura; incentivar a adoção do BIM nas empresas de projetos contratadas pela administração pública; disseminar as melhores práticas de uso de BIM na construção civil aos órgãos da administração pública; fomentar o ensino e a pesquisa sobre BIM nas universidades e nas instituições de ensino técnico; além de promover iniciativas de sucesso no uso de BIM, divulgando seus resultados no âmbito da administração pública.

Categorias

O Prêmio BIM possui três categorias.

Contratante: para órgãos da administração pública que tenham contratado a elaboração de projetos, a execução ou ainda o gerenciamento de obras de edificações ou de infraestrutura em BIM, executadas no território nacional, com comprovados ganhos de produtividade, qualidade, redução de custos, entre outros eventuais benefícios.

Projetista: destinada a empresas projetistas contratadas pela administração pública.

Educacional: para universidades, centros universitários e instituições de ensino técnico, públicos e privados, que tenham implantado disciplinas focadas na temática BIM.

Finalistas

Durante o evento, que ocorreu no salão nobre da Câmara Federal, foram premiadas pela frente parlamentar as seguintes instituições.

Categoria Contratante

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)

Categoria Projetista

MD Brasil Arquitetos

2º Batalhão Ferroviário (Exército Brasileiro)

Comissão Regional de Obras 5 (Exército Brasileiro)

Categoria Educacional

Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo”

Universidade Federal de Viçosa

Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMinistro Leandro Cruz elogia atuação do deputado Hildo Rocha em favor do esporte brasileiro
Próximo artigoPolícia prende bandidos envolvidos em assalto em agência bancária em Bacabal
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.