Lançado em FN o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos

0
869

O curso possibilita que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores.

Empreender: Após explicar acerca de empreendedorismo, prefeito faz selfie com alunos.

O JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) foi lançado na terça-feira (02) nas escolas Eliana Nogueira e São Raimundo Nonato. O prefeito Aleandro Passarinho aderiu ao programa por entender sua relevância para educação presente e futura dos alunos. E como é de praxe em suas falas agradeceu a Deus por aquele momento “magnífico, único, no qual essa escola foi privilegiada com este programa”. E explicou de forma bem simples e concisa o que é empreendedorismo. “É a pessoa que ver oportunidade onde as outras pessoas só veem fracasso”. “Vocês vão aprender sobre plano de negócios, aprender a construir, a ganhar dinheiro. Existem muitas pessoas que têm outras profissões, mas também são empresários, vocês podem ser as duas coisas. Então busquem o que vocês sonham, mas não adianta sonhar se não houver esforço. Então a prefeitura está fazendo a parte dela em dar a oportunidade para vocês”.

Passarinho garantiu ainda que “todos os professores são altamente competentes, estão preparados para passar o conhecimento, assim como o Sebrae. Aproveitem ao máximo, não brinquem em sala de aula, o tempo que passa nunca mais vai voltar”.

O consultor do programa, Erivaldo Alves informou que foi feita a capacitação dos professores que aplicarão o programa. “Foram 45 horas de capacitação e, agora é o trabalho de consultoria. Todo mês virei aqui nas escolas em sala por sala fazendo o acompanhamento”.

No final do ano acontecerá a feira, que a escola pode chamar de feira de empreendedorismo, feira do JEPP ou como preferir. “As crianças irão expor todos os produtos produzidos durante esses meses”, informou Erivaldo. “Mas o principal disso tudo é o ato de mudar a cabeça, porque esse programa trabalha dois eixos principais: comportamentos empreendedores e planos de negócios e temas transversais como cultura da cooperação, cultura da inovação, ética e cidadania”.

O programa será trabalhado de forma interdisciplinar com cada professor em sala de aula.

A coordenadora escolar, Cleonéia destacou que o “programa é muito importante pela qualidade dele. Tendo em vista que é mais aplicado nas escolas particulares e, o gestor teve um olhar voltado para este programa, porque ele quer justamente o que é de melhor para as crianças do nosso município”.

Ela lembrou que as crianças de escolas públicas geralmente não têm muita expectativa por falta de oportunidade, por exemplo. “E o Sebrae com este programa tem a característica de fazer com que a criança tenha entusiasmo, tenha vontade. Vai trabalhar o passo a passo, mostrando que eles [alunos] podem ser sim um grande empresário, porque nós não vamos ensinar nossas crianças só a ler e escrever, vamos prepará-las para ser um empresário e organizado; organizando tempo e despesas para realmente ter sucesso, pois é este nosso desejo para a educação de nossos município”.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A diretora Aline da Silva Nogueira disse que o programa veio em uma boa hora “para ensinar nossas crianças a serem empreendedoras” e para ela também “saber administrar o que ganha”. “Foi de grande valia, todos os professores ficaram encantados. Somos privilegiados em receber este programa na fase em que estão nossos alunos, pois é de criança que eles vão aprender a ser profissionais e empreendedores”.

No Maranhão, o JEPP foi implantado em 2015. Nesse período, mais de 42 mil estudantes já participaram da iniciativa e mais de 1 mil professores de 107 instituições de ensino maranhenses foram capacitados nas metodologias do programa JEPP. É voltado para aos estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

O que é o JEPP

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busque desenvolver autonomia em si e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFALTA DE QUÓRUM: Projetos importantes não são votados porque a maioria dos vereadores não compareceu à sessão
Próximo artigoRealizada II conferência de segurança alimentar e nutricional em FN
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.