Morre, aos 98 anos, a escritora Lygia Fagundes Telles, acadêmica da ABL

0
281

Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, a escritora paulista Lygia Fagundes da Silva Telles acaba de falecer, aos 98 anos.

Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), ela publicou seu primeiro livro de contos, de nome “Porões e sobrados”, em 1938. Lygia era a quarta ocupante da Cadeira nº 16 da ABL, tendo sido eleita em outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon.

A acadêmica é considerada uma das grandes referências no pós-modernismo, enquanto suas obras retratam temas como a morte, o amor, o medo e a loucura, além da fantasia.

Contribuiu, aliás, para diversas áreas da nossa arte. É a autora, por exemplo, de “Ciranda de pedra”, obra publicada em 1954, que foi adaptada para televisão em 1986, pela TV Globo, em formato de novela escrita por Janete Clair, com a colaboração de Dias Gomes.

A escritora também era formada em Direito, tendo cursado a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.

Ganhadora de todos os prêmios literários importantes do Brasil, homenageada nacional e internacionalmente, tornou-se, em 2016, aos 92 anos, a primeira mulher brasileira a ter sido indicada ao prêmio Nobel de Literatura.

 

 

O Globo – Da coluna do Ancelmo Gois. Texto adaptado por Gazeta OnlineG.
COMPARTILHAR
Artigo anterior‘Não me representa, sinto vergonha’, dispara deputada sobre Anitta
Próximo artigoO Pior Cassino Para Apostar Na 2023 Apostar No Bet365 Login 03 07 2023 Bet365 Estrategi
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.