Papai Noel dos Correios faz a alegria da criançada do Programa Vida

0
830

Na quinta-feira da semana passada os correios proporcionaram às crianças do Programa Vida Nova um momento ímpar, quando o Papai Noel dos Correios adentrou a instituição e mexeu com a imaginação dos pequeninos.

Foi uma alegria só; as crianças ficaram encantadas com o bom velhinho que faz a alegria do natal e está impregnado em nossa imaginação desde a mais tenra idade.

As crianças abraçavam e beijavam o papai Noel na maior manifestação de amor e carinho, que a só a pura inocência desses sersinhos de luz consegue transmitir.

Papai Noel dos Correios

A campanha Papai Noel dos Correios nasceu pela iniciativa de alguns empregados, que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando força e acabou se transformando num projeto corporativo dos Correios.

Em 2018, a campanha chegou à sua 29ª edição. Ao longo de todos esses anos, milhões de crianças tiveram seus pedidos atendidos. Somente nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,6 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios em todo o Brasil.

Além de estimular as crianças a escreverem cartas, a campanha dissemina valores natalinos, como a solidariedade. Em uma corrente do bem, empresa, empregados e voluntários da sociedade se juntam para, dentro do possível, atender aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, participam da campanha estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar, em sala de aula, ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

Funcionamento da campanha

A adoção pelos padrinhos é feita da seguinte forma: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas por empregados dos Correios. Em seguida, são disponibilizadas nos pontos de adoção da campanha. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios para que, posteriormente, os Correios realizem a distribuição.

Pontos de adoção no Maranhão

Este ano, além de São Luís, a Campanha Papai Noel dos Correios foi realizada em 17 cidades do interior do estado: Açailândia, Anajatuba, Bacabal, Buriticupu, Caxias, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Lago Verde, Matões do Norte, Pinheiro, Riachão, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras.

Em Fortaleza dos Nogueiras

Em 2018, os Correios de Fortaleza dos Nogueiras participaram da Campanha pela primeira vez. O gestor da agência, Cezaltino Coelho dos Santos, havia participado da campanha em Imperatriz, inclusive exercendo o papel do Bom Velhinho. Quando transferido para Fortaleza dos Nogueiras, resolveu incluir o município nesse projeto.

Foram colocadas mais de 500 cartinhas para adoção na cidade, que possui menos de 20 mil habitantes. “Fortaleza dos Nogueiras foi surpreendida com o projeto a ponto de os principais comerciantes do ramo de brinquedos terem que reforçar seus estoques de mercadorias para conseguir atender a demanda”, disse Cezaltino Santos.

Ao todo, 567 crianças de Fortaleza dos Nogueiras foram presenteadas por meio da Campanha Papai Noel dos Correios. “A comunidade abraçou o projeto, adotando uma cultura que, até então, nunca havia sido praticada. Com certeza, conseguimos estabelecer a cultura do Papai Noel dos Correios na cidade”, comemorou o gestor dos Correios de Fortaleza dos Nogueiras.

Hoje (18) os brinquedos doados foram distribuídos às crianças do Programa Vida Nova. E felicidade percebe-se claramente na foto abaixo.

 

 

 

Texto com informações da Assessoria de Imprensa dos Correios
Coordenação de Comunicação – MA/GCIN/DCORE
imprensama@correios.com.br
(98) 2107-2302

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEdilázio faz balanço de mandato e homenageia colegas de Parlamento
Próximo artigoPrimeira dama de FN comemora aniversário de sua filha Taylla com crianças do Programa Vida Nova
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.