Parlamentares relatam sobre situação de pontes, gasto de combustível com tratores e precatórios do Fundef

0
623
Assistindo sessão: No mês da criança olha só quem nossa câmera flagrou assistindo os parlamentares. Esses pequeninos de frente para os vereadores. Que gracinha!

Sem matéria em pauta vereadores relatam acerca da canonização da primeira santa brasileira, bem como destacam assuntos corriqueiros, tal qual pontes, gasto de combustível com tratores e precatórios do Fundef.

Gesmar Nogueira (PSDB), começou citando a ambulância, que segundo o vereador está apreendida na delegacia da polícia federal em Balsas. “A ambulância nossa está presa por falta de emplacamento”, disse Gesmar, que este foi o motivo a ele informado. “Imagine se tivesse um doente dentro dela. É uma situação triste e lamentável. Não sei se o prefeito está sabendo desse fato, que foi sexta-feira [11]”.

O parlamentar ainda comentou acerca de que “hoje (14) está fazendo noventa e seis dias, que eu entrei com um requerimento pedindo a recuperação da ponte do riacho Mosquito onde liga a fazenda do finado Kelé com a fazenda do Dr. Zequinha, e até agora nada. E não ia onerar o caixa da prefeitura não, porque o dono da fazenda está lá com a madeira toda”.

Gesmar disse ainda que “até agora não fizeram a ponte e nem responderam o requerimento. É triste essa falta de atenção para com os vereadores, para com a Casa”. E com tom irônico afirmou que “o prefeito é muito ocupado, não tem tempo de ficar respondendo requerimento. Ultimamente ele está muito preocupado com o restante do dinheiro do Fundef que vai sair, para ver se faz chegar na mão dos professores. Porque agora os prefeitos do Maranhão já sinalizaram que vão passar os 60% para os professores. O de São Raimundo das Mangabeiras; o Dr. Erick lá em Balsas disse que faz questão de receber só os 40%, os 60% ele quer que vá direto para os professores”.

O vereador Carlos Zoel – Cazoel (PP) também iniciou sua fala reportando-se às pontes. “Tem uma ponte aqui dentro da rua, no beco da Cândida, que está se acabando”.

O parlamentar disse que está fazendo um levantamento e que “vai mostrar o que aconteceu com o dinheiro das pontes que foi para nota fiscal e não foram feitas da forma como eram para terem sido feitas”.

Sobre a ambulância “é triste”. Disse Cazoel. “O município ganha a ambulância e, a prefeitura só para emplacar e, não emplaca. Isso não é falta de documento não, é falta de vergonha de uma gestão”.

O vereador referindo-se ao tratores disse que “gastam 7 litros por hora. E eles estão cobrando 15 litros de óleo numa hora. Estão alugando os tratores. As provas estão aqui, as notas fiscais do combustível da agricultura. E o secretário foi chamado aqui para dar explicação e não veio, não tem coragem d mostrar a cara pela vergonha que ele ia passar aqui por estar cobrando óleo dos agricultores”. Cazoel disse ainda que “não é contra o pagamento dos 7 litros, mas do dobro, sim”.

E finalizando sua fala pediu aos vereadores que “olhem mais para o dinheiro do povo, que fiscalizem, pois nosso papel é esse. Não tem prefeito ladrão, tem eleitor corrupto, vocês viram isso nas redes sociais”. E complementou dizendo que “quem tem conhecimento de tudo isso [do que ele relatou] e não fala nada, não faz nada… não sei onde vai parar”.

A vereadora Maria José ao usar a tribuna iniciou cumprimentando o radialista Paulo Artagnã. “Eu quero agradecer a grande contribuição da Rádio Cidade FM em nome do Paulo Artagnã”.

E dedicou seu discurso aos professores do Brasil e de Fortaleza dos Nogueiras. “Quero deixar registrado nessa Casa o carinho, a dedicação e todo o esforço que cada professor, cada educador tem para com as crianças de Fortaleza dos Nogueiras”, externou pela véspera da passagem do dia do professor. “E amanhã (15) é um dia dedicado a esses guerreiras, a essas pessoas que de tudo são um pouco: palhaças, psicólogas, engenheiras, arquitetas, enfim de tudo o professor tem um pouquinho, porque afinal de contas todos os profissionais passam pelas mãos de um professor”.

Ela citou o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, que parabenizou a Escola Vera Lúcia pelo êxito que a instituição teve no programa SEAMA. “Ficou em primeiro e, o secretário gravou um vídeo, divulgando a respeito”, informou a vereadora. “Mesmo com muita dificuldade que passamos, Fortaleza dos Nogueiras continua em primeiro lugar no Sul do Maranhão e, espero também com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Agradeço aos professores e gestor do município, gestor da educação pelo desempenho da educação de Fortaleza dos Nogueiras, por que não deixa a desejar”.

Finalizou parabenizando os professores presentes em nome de Manoel Deusimar, Fabrícia e Rita Fonseca. “Em nome de vocês três, quero deixar o meu carinho a todos os professores, minha dedicação ao reconhecimento do trabalho de cada professor do nosso município”.

O presidente da Casa, Antônio Félix Costa Barros (PSL) ao encerrar a sessão parabenizou pelo dia das crianças e disse que o final disse que o final de semana “foi muito importante pela canonização da primeira santa brasileira, irmã Dulce”.

E em nome de sua esposa, professora Celene, ele parabenizou as demais professoras e professores da rede municipal e estadual e a todos os professores do Brasil inteiro”.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEdilázio destaca acordo que garante recursos do pré-sal ao Maranhão
Próximo artigoVereador Cazoel reclama sobre gasto com combustível insinuando que há irregularidades
Alex de Brito Limeira é jornalista e escritor. Esteve sete vezes entre os melhores novos escritores do país em concursos literários promovidos por casas editoriais de São Paulo e Rio de Janeiro. Em Abril de 2011 lançou o romance O Crime da Santa. Foi repórter no jornal Folha do Maranhão do Sul, em Carolina – MA; Instrutor autônomo de redação discursiva e dissertativa. Em Fortaleza dos Nogueiras é pioneiro na comunicação social - jornalismo, ao fundar, editar e apresentar o Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM de 2003 a meados de 2004. Foi âncora do Jornal da Cidade na antiga TV Cidade, editor e apresentador do jornal de mesmo nome na Rádio Cidade FM. Fundou a Gazeta Sul Maranhense (Fortaleza dos Nogueiras e região) e o site Gazeta OnlineG, que está em plena atividade. Em dezembro de 2022 torna-se um dos vencedores do desafio de criação de micro contos com o limite máximo de 150 caracteres e passa a compor a coletânea SEJA BREVE, SENÃO EU CONTO da Editora Oito e Meio de Flávia Iriarte - Rio de Janeiro.